Sexta-feira, 10 de Maio de 2024 Fazer o Login

Direito e Justiça – Relembrando e recuperando

qui, 26 de junho de 2014 00:00

abertura Direito e Justiça

Relembrando e recuperando:

= Coluna DJ de 28.05.2008 =

Não tenha dúvida …!

Não tenha dúvida! Esta é a sua frase característica, de efeito, extremamente forte, quando inicia toda e qualquer consideração complementar à do inseparável colega Wilson Prado, no imperdível Programa Salada Mista, da Rádio Araguari, levado ao ar de segunda a sexta-feira, do meio-dia até uma hora da tarde. Ele é, de fato, o maior, o melhor, o mais completo, sério e sagaz comentarista político da imprensa escrita e falada de Araguari. Além disso, é um excelente radialista e apresentador nos seus programas sertanejos pelas manhãs e pelas tardes, sem se falar que pontificou no seu mandato de Vereador, e foi insuperável como empresário no setor de lazer, propiciando áureos e fantásticos eventos nas gloriosas noites do “Fole de Ouro”, onde famosos artistas e conjuntos sertanejos apresentaram-se, inclusive em início de carreira, buscando alcançar a fama nacional, o que muitos conseguiram com o empurrão que ele lhes deu. O seu nome é LIMÍRIO MARTINS PARREIRA.
Obs.: Limírio está hoje na Rádio Planalto, com Carlos Alves, do meio-dia às 13h.

Será preciso um novo Tiradentes?

Será preciso um novo Tiradentes? A História do Brasil ensina que o movimento libertário, conhecido como Inconfidência Mineira, teve como um dos seus principais motivos a carga tributária imposta pela então metrópole (Portugal) sobre os ganhos minerários da sua colônia  (Brasil), especialmente na região das minas (Minas Gerais:: um quinto, ou seja 20%  de todo o ouro extraído era “confiscado” pelo erário português na casa dos Contos, em Vila Rica (Ouro Preto). Pois bem! Hoje, essa famigerada carga tributária, imposta por brasileiros contra brasileiros, chegou aos 40%  e a sua tendência perversa é a de aumentar. Todo contribuinte brasileiro, hoje, trabalha do dia 1º de janeiro até o dia 26 de maio de cada ano somente para dar conta dos tributos diretos e indiretos incidentes sobre toda a sua vida. Isto sem se falar nos outros meses necessários ao pagamento de plano de saúde, previdência complementar, alimento, habitação, educação etc., de modo que, para lazer mesmo, é capaz de sobrar menos do que o rendimento de um mês de trabalho por ano. Cuidado, senhores políticos!  O nosso ambiente institucional e social é quase que o mesmo daqueles maus dias que precederam a Tomada da Bastilha, no fatídico dia 14 de julho de 1.789. A História é cíclica, e ela sempre se repete, diziam os gregos. Todo aquele que não a estuda ou que não quer aprender com ela, um dia, SERÁ OBRIGADO A REPETI-LA, E DA PIOR MANEIRA POSSÍVEL.

Faltam projetos; sobram conchavos

Faltam projetos; sobram conchavos. O nível da (nossa) campanha eleitoral aqui em Araguari ameaça descambar para a sarjeta enlameada da calúnia, da difamação e da injúria, onde uns atacam as pessoas dos outros, e os outros não têm qualquer escrúpulo em alardear que buscam o poder apenas pelo poder, e mais nada que não sejam as benesses advindas de uma posição de mando.

Das inimizades na (má) política

A eleição municipal, sem dúvida alguma, é a mais concorrida, a que envolve mais os candidatos e os eleitores e a que se acirra mais. Há gente que briga de forma séria, pessoal e até irreversível. Uma grande bobagem! Desfeito o palanque, as avenidas, ruas e praças continuarão sendo do mesmíssimo tamanho que eram antes do pleito e da campanha. E, os encontros quase que diários dos ex-amigos, separados agora tolamente por querelas ou questiúnculas políticas, serão sempre inevitáveis. Ora, se a política é a arte de governar (bem) a “polis” (a cidade, o estado, o país e o mundo), saber fazê-la também é, com certeza, uma refinada arte.
– Você sabe fazer política?

O Menino e a Estrela

Um menino, olhando uma estrela, começou a chorar.
– Por que chora, menino?
O garoto respondeu:
– Você está muito longe; nunca vou pegar você.
A estrela disse então:
– Menino, você só me vê porque estou no seu coração.

FONTE: Você Não Está Só; Livro II;
pág. 224. John Magliola.

* Juiz de Direito aposentado. Ex-Professor Universítário de Direito, Advogado militante, Mestre Maçom, conferencista e articulista.

Nenhum comentário

Deixe seu comentário: