Desgastes e problemas estruturais na ponte Quinca Mariano causam transtornos aos usuários
qui, 19 de dezembro de 2019 05:04Da Redação
Ano após ano, a ponte Quinca Mariano, que liga os estados de Minas Gerais e Goiás, continua sendo motivo de medo para os usuários e moradores nas proximidades. O local apresenta rachaduras, fissuras, buracos e remendos, causando insegurança aos motoristas. Em alguns trechos a distância entre as juntas permite inclusive a visualização do rio Paranaíba por baixo da estrutura. A ponte sobre o rio tem aproximadamente um quilômetro de extensão e circulam centenas de veículos diariamente.

Falta de manutenção tem preocupado toda a população e até o momento, nenhum órgão tomou providências para sua restauração
De acordo com os moradores, devido à precária estrutura a ponte coloca em risco a vida de muitas pessoas. O Departamento de Edificações e Estradas de Rodagem de Minas Gerais (Deer-MG) chegou a restringir a quantidade de peso dos caminhões que trafegam pelo local para 45 toneladas que seria uma carreta normal ou com cavalo trator de no máximo três eixos, entretanto, populares afirmam que o problema continua, pois, vários caminhões passam pelo local ao mesmo tempo.
Recentemente, o engenheiro José Radi esteve no local e por meio das redes sociais chamou a atenção das autoridades e da população para a situação. “Fissuras na estrutura, aberturas em meio ao concreto e buracos onde podem ser vistas as ferragens. Também observamos o cair de muita água no encabeçamento da estrutura com os pilares, o que tem causado a ferrugem da estrutura. Com o impacto dos caminhões pesados, a plataforma pode ceder. É uma possibilidade remota, mas existe o risco e pode acontecer com o tempo.”
Enquanto os veículos trafegam pela contramão devido às imperfeições, os moradores que trabalham ou estudam nas proximidades enfrentam os perigos a pé ou de bicicleta. Sob a responsabilidade pela via, a informação é de que a ponte Quinca Mariano sobre o rio Paranaíba, por ser na divisa de Minas Gerais com Goiás, tem a responsabilidade compartilhada. Diante disso, a reportagem entrou em contato com autoridades municipais no intuito de verificar o que pode ser feito no local.
Em entrevista, o deputado federal Zé Vitor (PL) em meados de novembro encaminhou ofício ao Ministério de Infraestrutura, sendo informado de que o local seria de competência estadual. Diante disso, o parlamentar encaminhou no dia 5 de dezembro outro ofício, desta vez, à secretaria de estado de Infraestrutura e Mobilidade. No documento, ele ressalta os problemas estruturais e a péssima sinalização o que tem causado insegurança aos motoristas e moradores, solicitando assim uma orientação do governo do Estado quando a solução da demanda. “Estamos mobilizados para resolver esse problema que vem causando transtornos há muitos anos. Cobramos imediata recuperação dessa via e também, que seja feito um laudo de engenharia sobre as condições da ponte para tomamos as devidas providências.”
No âmbito município, o vereador Paulo do Vale (PV) também se mobiliza. Conforme ressaltou, o que dificulta a execução desta manutenção é a falta de informações sobre qual estado seria o responsável pela ponte. “Fizemos vários requerimentos que foram apresentados no Legislativo, inclusive vereadores do estado de Goiás e o Ministério Público também tem se mobilizado. Continuamos em contato com o Deer e demais órgãos competentes na tentativa de solucionar esse problema. A estimativa é de que a manutenção da ponte seja de aproximadamente R$ 100 milhões.”
4 Comentários
Deixe seu comentário:
Últimas Notícias
- Cresce aviação executiva em Araxá sáb, 31 de janeiro de 2026
- DA REDAÇÃO – 31 DE JANEIRO sáb, 31 de janeiro de 2026
- Dallas Mavericks e Los Angeles Lakers fazem o duelo do G3 na 4ª rodada sáb, 31 de janeiro de 2026
- Sebastião Nego leva à votação Projeto de Lei que regulamenta descarte de canetas injetáveis sáb, 31 de janeiro de 2026
- Competição começa neste domingo com seis equipes sáb, 31 de janeiro de 2026
- Com a aproximação do Carnaval, Bombeiros preparam efetivo para garantir a segurança da população sáb, 31 de janeiro de 2026
- Araguari empossa novos membros do Conselho Municipal de Políticas Culturais sáb, 31 de janeiro de 2026
- Araguari e região ficam sob alerta de chuva intensa neste final de semana sáb, 31 de janeiro de 2026
- CANTINHO DO MÁRIO – 31 DE JANEIRO sáb, 31 de janeiro de 2026
- Prefeitura de Romaria reforça compromisso com a cultura e turismo no Carna Roma 2026 sáb, 31 de janeiro de 2026
> > Veja mais notícias...

que triste
Mais um problema sem soluçaoo que comum aqui no Brasil, e mais um que vai p gaveta é só sai que acontecer uma tragédia
Esta ponte tem um intenso movimento de caminhões carretas e veículos leves o dia inteiro . Principalmente na época das colheitas de grãos. Taí sua grande importância na ligação do norte centro oeste e a região centro sul do Brasil.
Minha mensagem é. Em que ano foi inaugurada a ponte Quinca Mariano ?
Obrigado