Deputado Zé Vitor solicita audiência na Câmara para debater uso da polilaminina na regeneração da medula espinhal
qua, 17 de junho de 2026 08:00Da Redação

Tatiana de Sampaio apresentou resultados positivos com uso de fármaco na regeneração de medula; paciente tetraplégico recuperou totalmente os movimentos do corpo
Tatiana Coelho de Sampaio, cientista que ganhou repercussão internacional ao apresentar resultados promissores com a utilização do fármaco, é uma das presenças confirmadas
As comissões de Saúde e de Ciência, Tecnologia e Inovação da Câmara dos Deputados promovem, nesta quarta-feira (17), uma audiência pública para discutir os avanços das pesquisas com a polilaminina, biofármaco desenvolvido para o tratamento de pacientes com trauma raquimedular agudo.
O debate foi solicitado pelo deputado federal Zé Vitor (PL-MG) e será realizado às 9h30, no Plenário 7 da Câmara dos Deputados, reunindo especialistas, pesquisadores e representantes de instituições envolvidas no desenvolvimento da tecnologia.
A cientista Tatiana Coelho de Sampaio, responsável por liderar as pesquisas com a polilaminina, é uma das presenças confirmadas. Também participarão da audiência Maria Francesca Riccio, gerente de Pesquisa Clínica do Laboratório Cristália; o paciente Bruno Drummond de Freitas, que fará participação virtual; e Claudiosvam Martins Alves de Sousa, especialista em Regulação e Vigilância Sanitária da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).
“Especialistas consideram que essa pesquisa coloca o Brasil na vanguarda da neuroregeneração, oferecendo uma perspectiva inédita para pacientes que convivem com limitações motoras graves”, afirma o deputado federal Zé Vitor, um dos autores do requerimento para realização da audiência.
Desenvolvida pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), em parceria com a indústria farmacêutica Cristália, a polilaminina representa uma das mais promissoras iniciativas brasileiras na área da neuroregeneração.
O objetivo da audiência é apresentar o estágio atual de desenvolvimento da polilaminina, discutir os resultados iniciais obtidos nas pesquisas e debater os desafios técnicos, regulatórios e orçamentários para a continuidade dos estudos e a futura disponibilização do tratamento à população.

Nenhum comentário
Últimas Notícias
- Nova Lima tem investimento de R$ 105 milhões qua, 26 de agosto de 2026
- FIEMG abre inscrições para Missão à China 2026 qua, 26 de agosto de 2026
- Oficina de Cuidados Paliativos Oncológicos será realizada em Douradoquara nesta quarta-feira qua, 26 de agosto de 2026
- DA REDAÇÃO – 26 DE AGOSTO qua, 26 de agosto de 2026
- LEVI SIQUEIRA AMPLIA POLÍTICA DE DOAÇÃO DE SANGUE E CONSEGUE APROVAÇÃO DE LEI QUE LEVA CAMPANHAS A EVENTOS PÚBLICOS qua, 26 de agosto de 2026
- Promotor André Luiz apresenta o saldo da Operação Aqueronte em coletiva com a imprensa qua, 26 de agosto de 2026
- Araguari inicia campanha anual de vacinação antirrábica para cães e gatos na área urbana qua, 26 de agosto de 2026
- Campanha de coleta de DNA busca ampliar identificação de pessoas desaparecidas em Araguari qua, 26 de agosto de 2026
- Câmara de Araguari realiza sessão com votação de projetos e vetos qua, 26 de agosto de 2026
- Mineiros economizaram R$ 134 milhões com carona ter, 25 de agosto de 2026
> > Veja mais notícias...
