Segunda-feira, 02 de Fevereiro de 2026 Fazer o Login

Ações integradas da Polícia Militar contribuem para redução dos índices de homicídios em Araguari

ter, 1 de outubro de 2019 05:16

Da Redação

A violência no Brasil é um problema persistente que atinge direta ou indiretamente a população. Os crimes violentos aumentaram na maior parte dos Estados a partir de 2005, segundo o Fórum Brasileiro de Segurança Pública (FBSP). Em Araguari, há 15 anos, nove pessoas foram assassinadas. A partir de então, essa natureza de crime começou a crescer no município, tendo registros aproximando dos 30 homicídios consumados em 2017, o que chamou a atenção dos órgãos de segurança pública.

Números de homicídios caem em Araguari devido ao trabalho dos órgãos de segurança pública

Números de homicídios caem em Araguari devido ao trabalho dos órgãos de segurança pública

 

Em 2019, a Polícia Militar registrou um dado atípico: no mês de setembro Araguari não foi cenário de registro de homicídio. Diferente do mesmo período em 2018, quando houve um assassinato. No ano passado, de acordo com os números da Sesp-MG, foram registrados 28 homicídios tentados no município. Em 2017, foram três casos no mês de setembro, um a mais do que em 2016.

Neste ano, porém, foram contabilizados 22 homicídios, sendo o mês de agosto considerado o mais violento, com pelo menos sete homicídios consumados e cinco tentados. Para o comando da Polícia Militar, a intensificação das operações policiais tem contribuído de forma positiva na redução da criminalidade, como por exemplo, a Operação Minas Segura – Repressão Qualificada que foi desencadeada pelo 53° Batalhão de Polícia Militar de Araguari, na última sexta-feira, 27. A mobilização teve como objetivo prevenir e reprimir o furto de veículos, a pessoas e a estabelecimentos comerciais.

A redução também se deve a um esforço conjunto com a Polícia Civil que tem realizado estratégias para redução da criminalidade, como a identificação e monitoramento de autores de homicídios, a agilidade na conclusão dos inquéritos e a realização de grandes operações de repressão ao crime organizado, além da colaboração da comunidade.

A análise dos últimos resultados indica que os dados seguem melhorando em todo o Estado. De acordo com a Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp) os índices de homicídios, estupros e estupros de vulnerável, sejam tentados ou consumados, estão em queda. O mesmo vale para os números de roubos, extorsão mediante sequestro e sequestro e cárcere privado.

De janeiro a agosto, Minas Gerais apresentou queda em relação aos crimes violentos em geral e está repetindo o resultado positivo do primeiro semestre de 2019. Conforme o balanço divulgado pela Polícia Militar de Minas Gerais, entre janeiro e agosto os crimes violentos tiveram uma redução de 27% no período, enquanto que os homicídios consumados foram reduzidos em 18%. Também houve a redução de 8% no número de furtos, pelo menos 38% nos roubos a veículos e 28% nos roubos consumados.

Neste período, a Polícia Militar de Minas Gerais recebeu 1.143 milhão de ocorrências e foram feitas 1.470.694 operações policiais, o que têm contribuído de forma positiva para a redução da criminalidade observada no mês de setembro. Além disso, também foram contabilizadas no Estado 10.063 prisões/apreensões de autores de crimes violentos e 207.223 prisões/apreensões, bem como, foram registradas 37.000 ocorrências relacionadas ao tráfico e uso de drogas e apreendidas 15.984 armas. Ainda segundo os dados da PM, foram realizados 1,8 milhão de atendimentos emergenciais policiais e 13.026 veículos recuperados.

As estatísticas de criminalidade da Secretaria de Estado de Segurança Pública também estão disponíveis no Portal Números (www.numeros.mg.gov.br). No endereço é possível consultar as ocorrências e taxas dos 853 municípios e de todas as regiões do Estado. A consulta é mensal.

 

Nenhum comentário

Deixe seu comentário: