Criminalidade violenta diminui em 2019 no Estado, mas em Araguari homicídios assustaram
qua, 19 de fevereiro de 2020 05:15Da Redação
Nas outras modalidades delituosas, município acompanhou os demais na redução dos índices
A criminalidade violenta como um todo está em queda em Minas Gerais. Três em cada quatro municípios mineiros não registraram, mantiveram ou reduziram seus números desse tipo de delito em 2019 em relação a 2018, de acordo com o Observatório de Segurança Pública, da Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp).

Em comparação a 2018, Araguari registrou aumento superior a 50% nos homicídios consumados
** Arquivo
Entre os destaques do balanço divulgado pela Polícia Civil, que compara os resultados compilados do ano passado com 2018, está a diminuição de 29,43% nos roubos consumados registrados e de 12,5% no número de vítimas de homicídio.
O resultado positivo é fruto de um trabalho de atuação conjunta e de integração qualificada das forças de segurança do Estado. São considerados crimes violentos: homicídio consumado e tentado, estupro consumado e tentado, estupro de vulnerável consumado e tentado, roubo consumado e tentado, extorsão mediante sequestro, extorsão e sequestro e cárcere privado.
Em Araguari, a diferença para os demais municípios que apresentaram melhoras nos índices está relacionada ao número de homicídios consumados. O site da Sejusp não havia atualizado os dados até a tarde desta terça-feira, 18, mas números extraoficiais apontam que foram 27 casos no ano passado contra 17 em 2018, ou seja, o município apresentou 50% a mais em mortes dessa natureza. Considerando a criminalidade violenta geral, houve uma queda considerável, aproximadamente de 60%.
O secretário de Estado de Justiça e Segurança Pública, general Mario Araújo, concedeu entrevista e comemorou o resultado, especialmente pelo engajamento de todas as forças de segurança: Polícia Civil, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros Militar, Política de Prevenção à Criminalidade e Sistemas Prisional e Socioeducativo.
“É um momento de muita satisfação poder dar essa notícia à nossa população. Chama a atenção para o resultado de 2019 justamente essa integração e assumo o compromisso de que teremos muito mais neste ano de 2020”, assegurou.
O comandante-geral da Polícia Militar, coronel Giovanne Gomes, explicou que são várias as estratégias que a PMMG tem colocado em prática com a finalidade de melhoria da sensação de segurança e redução do medo crime junto aos mineiros.
“A corporação tem investido, por exemplo, em tecnologias, numa polícia de proximidade, valendo-se de pontos como bases de segurança comunitária, na visibilidade e ostensividade dos militares em pontos estratégicos, na atuação qualificada do policiamento de Meio Ambiente, no fortalecimento de várias ações com medidas que refletem inclusive no interior do Estado, como a distribuição de armamentos de alta energia, como fuzis, num serviço de inteligência mais efetivo e numa Polícia 4.0, sendo definida como uma estratégia de utilização de um conjunto de tecnologias e digitalização da PMMG para criar processos mais rápidos, autônomos e eficientes, aprimorando os recursos disponíveis.”
Segundo Gomes, “todo esse planejamento estratégico, alinhado ao trabalho integrado entre os demais órgãos de segurança estaduais, tem transformado Minas Gerais em um lugar cada dia mais seguro para viver.”
O chefe da Polícia Civil, delegado-geral Wagner Pinto, acrescentou que a PCMG tem buscado a modernização da investigação policial. “Fazemos um trabalho de diagnóstico, verificando as causas da criminalidade violenta e estamos trabalhando com a investigação qualificada. Esse é o viés da Polícia Civil, principalmente concernente ao roubo, furto, tráfico ilícito de drogas e homicídios: priorizamos a investigação dessas modalidades criminosas e conseguimos apreender, no último ano, mais de 10 toneladas de drogas e quatro toneladas de explosivos.”
Wagner Pinto afirma, ainda, que a PC está fazendo um reforço na atuação nas divisas mineiras, principalmente no Sul de Minas e no Triângulo Mineiro, onde há migração de criminosos de outros estados. “A Polícia Civil vem fortalecendo essas fronteiras e trabalhando na investigação de melhor qualidade utilizando ferramentas de inteligência e modernizando a investigação policial.”
Nenhum comentário
Últimas Notícias
- Cresce aviação executiva em Araxá sáb, 31 de janeiro de 2026
- DA REDAÇÃO – 31 DE JANEIRO sáb, 31 de janeiro de 2026
- Dallas Mavericks e Los Angeles Lakers fazem o duelo do G3 na 4ª rodada sáb, 31 de janeiro de 2026
- Sebastião Nego leva à votação Projeto de Lei que regulamenta descarte de canetas injetáveis sáb, 31 de janeiro de 2026
- Competição começa neste domingo com seis equipes sáb, 31 de janeiro de 2026
- Com a aproximação do Carnaval, Bombeiros preparam efetivo para garantir a segurança da população sáb, 31 de janeiro de 2026
- Araguari empossa novos membros do Conselho Municipal de Políticas Culturais sáb, 31 de janeiro de 2026
- Araguari e região ficam sob alerta de chuva intensa neste final de semana sáb, 31 de janeiro de 2026
- CANTINHO DO MÁRIO – 31 DE JANEIRO sáb, 31 de janeiro de 2026
- Prefeitura de Romaria reforça compromisso com a cultura e turismo no Carna Roma 2026 sáb, 31 de janeiro de 2026
> > Veja mais notícias...
