Quarta-feira, 11 de Setembro de 2024 Fazer o Login

Covid-19: crianças sem comorbidades são vacinadas em Araguari a partir de hoje

qua, 26 de janeiro de 2022 08:06

Da Redação

Município tem mais de 400 casos positivos de Covid-19 em 24 horas e enfermarias lotadas

 

A pandemia de Covid-19 ainda não acabou. Não foi oficialmente encerrada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) nem pelas autoridades sanitárias e governamentais, sendo necessário observar os cuidados relativos à disseminação da doença, que, inclusive, tem registrado aumento de casos positivos e quebrado recordes nas últimas semanas.

Com mais de 621 mil óbitos causados pelo coronavírus no Brasil, sendo desses 482 computados em Araguari, os cuidados são mais essenciais do que nunca, isso inclui completar o esquema vacinal com segundas doses e reforços e imunizar também as crianças, o que tem sido recomendado fortemente pelos especialistas em saúde pública.

Estoque de insumos em almoxarife da Secretaria de Estado de Saúde de MG.

 

Isso se torna ainda mais importante com a alta de casos recente. Segundo boletim epidemiológico divulgado nesta terça-feira, 25, Araguari teve 419 novos casos positivos em apenas 24 horas e segue com 33 enfermarias ocupadas, de um total de 50. Já nas UTI são 9 leitos, de um total de 20.

Ainda nesse sentido, é importante ressaltar que o número se assemelha ao que foi registrado em períodos de pico da pandemia durante 2021, como o mês de fevereiro, quando o município chegou a ter 55 enfermarias lotadas.

Assim, dando continuidade à imunização de toda a população araguarina, a prefeitura inicia nesta quarta-feira, 26 de janeiro, com a vacinação das crianças de 11 anos que não possuem comorbidades. A imunização é realizada na UBSF Paraíso, das 8h às 16h.

Para que a criança seja vacinada ela deve estar acompanhada dos pais ou responsáveis e é obrigatório apresentação de Cadastro de Pessoa Física – CPF ou cartão do Sistema Único de Saúde – SUS. As crianças que não possuem CPF, são orientadas para que os pais procurem a agência dos Correios para fazer o documento. Já o cartão do SUS pode ser obtido em qualquer Unidade de Saúde de referência.

A vacinação de crianças de 5 a 10 anos com comorbidades também continua na UBSF Gutierrez, que segue com doses disponíveis de CoronaVac 1ª e 2ª doses, AstraZeneca 2ª dose e Janssen dose de reforço, e nas UBSF Independência, Portal de Fátima, Bosque, Maria Eugênia e Goiás, 1ª, 2ª doses e reforços da Pfizer estão disponíveis para os munícipes.

 

TESTES

A Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) continua a enviar aos municípios mineiros, desde ontem, 25, um total de 487.990 testes de diagnóstico rápido de Covid-19. Com a distribuição, a SES-MG pretende manter a expansão do diagnóstico da doença em larga escala, a fim de monitorar a situação epidemiológica e direcionar os esforços na contenção da pandemia no estado.

Os testes estão sendo encaminhados às Unidades Regionais de Saúde (URSs) desde segunda-feira, 24, por meio dos Correios, com prazo de entrega estimado em 48 horas. As URSs farão a distribuição para os respectivos municípios que se encontram sob a sua região de abrangência.Desde o início de 2022, a SES-MG disponibilizou para os municípios um total de 1.081.690 testes, dos quais 115.445 devem ser destinados à população quilombola. Além disso, são realizados testes RT-PCR na rede pública de laboratórios referenciados do estado.Os testes rápidos de antígenos em distribuição deverão ser utilizados na testagem dos casos suspeitos de Covid-19, mesmo aqueles com a forma leve da doença. Considerando o cenário epidemiológico dos casos de síndrome gripal em Minas Gerais, recomenda-se aos gestores municipais de saúde que direcionem o uso dos testes rápidos de antígeno dentro dos eixos da atenção primária à saúde (APS), atenção especializada à saúde (AES), subsistema de saúde indígena (SasiSUS) e da vigilância em saúde, a fim de melhor compreender a situação epidemiológica.A SES-MG orienta ainda que, se possível, se organizem ações de testagem extramuros, podendo, para estes eventos, ser utilizado o guia prático para a realização de triagem de casos de covid-19 utilizando testes rápidos de antígeno (TR-AG) descrito no Plano Nacional de Expansão da Testagem para Covid-19 (PNE-Teste).

À Gazeta, a Secretaria Municipal de Saúde informou que já recebeu 8.580 testes rápidos enviados pelo estado mineiro, havendo a expectativa de receber ainda mais, porém sem previsão de quantidade. Além desses, outros 3.000 testes, provenientes do próprio município, foram empenhados pela gestão a fim de serem utilizados com a população.

Nenhum comentário

Deixe seu comentário: