Sexta-feira, 18 de Outubro de 2024 Fazer o Login

Corpo de Bombeiros registra ocorrências de parada cardiorrespiratória e incêndio em lote vago

ter, 25 de abril de 2023 08:06

Da Redação

O Corpo de Bombeiros ministra as instruções de Primeiros Socorros

O Corpo de Bombeiros é responsável pela preservação do patrimônio ameaçado de destruição, pelo combate a incêndios, por resgatar as vítimas de afogamentos, incêndios e acidentes, investigação sobre a origem dos incêndios (perícias) e conscientização da população em relação às medidas de segurança adotadas na prevenção de incêndios.

No dia 23, em uma prevenção na Capela da Patrona, as equipes da 2ª Companhia de Bombeiros Militar de Araguari atenderam uma vítima, de 62 anos de idade, com quadro de parada cardiorrespiratória.

Primeiramente, os bombeiros foram acionados para atender a vítima, que estava passando mal. Porém, quando se encontraram com a senhora, o quadro dela evoluiu para uma Parada Cardiorrespiratória (PCR), sendo realizado todo o procedimento de ressuscitação cardiovascular na vítima.

Vale destacar que, as equipes conseguiram reanimar a paciente, que posteriormente foi estabilizada e transportada para a UPA Araguari para o atendimento médico devido. Mesmo com os esforços da 2ª Companhia de Bombeiros Militar de Araguari, a vítima não resistiu, vindo a óbito.

Ontem, 24, a reportagem da Gazeta, conversou com o sargento Túlio Diniz da 2ª Companhia de Bombeiros Militar para saber quais são as recomendações dos bombeiros para a população, em casos de parada cardiorrespiratória. “É sempre bom ter pessoas próximas que fizeram o curso de Primeiros Socorros, para que possam dar o primeiro atendimento, caso o Corpo de Bombeiros ou o SAMU não estejam no local. A instituição do Corpo de Bombeiros ministra as instruções de Primeiros Socorros para que a sociedade fique mais resiliente e esteja mais preparada para esse tipo de atendimento”, disse.

A segunda ocorrência em destaque aconteceu ontem. Na oportunidade, os bombeiros foram acionados para combater um incêndio em lote vago, na avenida do Contorno, no bairro Maria Eugênia.

Segundo os bombeiros, tratava-se de um incêndio em um amontoado de lixo, com risco de propagação para áreas adjacentes. Além disso, foi constato que o lote se encontrava aberto, sem passeio público, com grande quantidade de lixo/entulho e muita vegetação.

Ainda conforme os bombeiros, o fogo se propagou até uma palmeira, que estava dentro do lote, atingindo sua folhagem, produzindo muita fumaça, fato que causou transtorno aos moradores.

“Nesse caso, a nossa orientação é que os proprietários dos lotes mantenham suas propriedades limpas, evitando o acúmulo de entulho e de material combustível. Estamos entrando no período de estiagem, época que mais propicia para que incêndios aconteçam. É importante mencionar que, o acúmulo desses entulhos também ajuda na propagação ratos, escorpiões e outros animais peçonhentos”, finalizou o sargento Túlio Diniz.

Nenhum comentário

Deixe seu comentário: