Quarta-feira, 11 de Setembro de 2024 Fazer o Login

Corpo de Bombeiros realiza simulado de incêndio na UPA

ter, 23 de julho de 2024 10:10

Da Redação

A realização de simulados de incêndio é fundamental para garantir a preparação e a resposta eficaz
Divulgação

Uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA) é uma estrutura de saúde destinada ao atendimento inicial de urgências e emergências não tão complexas, funcionando 24 horas por dia. É um serviço intermediário entre as unidades básicas de saúde e os hospitais, oferecendo cuidados rápidos e essenciais para pacientes que necessitam de atendimento imediato.

A realização de simulados de incêndio pelo Corpo de Bombeiros em Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) é fundamental para garantir a preparação e a resposta

eficaz em situações reais de emergência. Essas práticas permitem treinar a equipe médica e os profissionais de apoio, testar os protocolos de evacuação e salvamento, além de identificar e corrigir possíveis falhas na infraestrutura de segurança do local. Dessa forma, os simulados são fundamentais para proteger vidas e minimizar danos em casos de incêndios reais.

No último sábado, 20, a 2ª Companhia de Bombeiros Militar de Araguari, a Defesa Civil e funcionários da UPA realizaram um Exercício Simulado de Incêndio na unidade.

Segundo os bombeiros, na simulação havia um foco de incêndio dentro da unidade de saúde. Os brigadistas evacuaram o local e montaram uma linha direta (acoplaram uma mangueira com esguicho no hidrante interno da edificação), enquanto aguardavam a chegada do Corpo de Bombeiros, mas ainda haviam quatro vítimas desaparecidas.

“Chegando ao local, enquanto a equipe da Unidade de Resgate transportava os pacientes que foram retirados pelos brigadistas, os militares do Salvamento procuravam as pessoas desaparecidas dentro do prédio e a equipe de Socorro se preparava para debelar o incêndio. No fim do exercício, houve uma reunião com todos os participantes para apontar os acertos e analisar o que pode ser melhorado”, disse o Corpo de Bombeiros.

Ressalta-se que, esse simulado faz parte da Operação Rota de Emergência, que tem como objetivo disseminar a cultura de prevenção e autoproteção, testar o Plano de Intervenção dos Hospitais Públicos, treinar o público

interno desses hospitais em situações de pânico e promover o tema “Segurança Contra Incêndio e Pânico” junto ao Sistema de Saúde.

Nenhum comentário

Deixe seu comentário: