Domingo, 21 de Abril de 2024 Fazer o Login

Convênio com governo federal beneficia juventude negra

qui, 21 de novembro de 2013 02:01


Foto: Karine Albuquerque

Presidente do Grupo de Consciência Negra de Uberlândia
(GRUCON), Jussara Gabriel dos Santos
Foto: Karine Albuquerque

KARINE ALBUQUERQUE – O prefeito Gilmar Machado assinou nesta terça (19), o convênio com o governo federal em adesão ao projeto Juventude Viva, que tem como objetivo combater a violência contra os jovens negros. A cerimônia de adesão ao programa aconteceu na sala de reuniões do gabinete do prefeito e contou com a presença de diferentes autoridades públicas, como o superintendente da Igualdade Racial, Ramon Rodrigues e o superintendente da Juventude, Felipe Teixeira.

Para a presidente do Grupo de Consciência Negra de Uberlândia (GRUCON), Jussara Gabriel dos Santos, o plano Juventude Viva é fruto da articulação política nacional da juventude negra. “Esse plano é a conquista da atuação dos jovens negros nesse país. Hoje a juventude negra de Uberlândia tem mais essa conquista e nós vamos dar os primeiros passos para esse plano, que tem como medidas interventivas garantir a vida dos nossos jovens”, afirmou Santos.

Segundo Felipe Teixeira, superintendente da Juventude, o percentual da violência contra o jovem negro em Uberlândia é superior ao de algumas capitais do Brasil. “Nós estamos com índices piores do que São Paulo em termos percentuais. Então é uma criminalização que é real no nosso contexto e somente através de políticas públicas que nós vamos conseguir mudar isso”, disse Teixeira.

De acordo com o superintendente da Igualdade Racial, Ramon Rodrigues, o convênio com o governo permitirá que ações de inclusão e resgate possam ser desenvolvidas pela superintendência. “Estaremos percorrendo a cidade de Uberlândia para buscar nossos jovens da periferia que estiverem em condições de vulnerabilidade e algum perigo de vida, para que assim eles sejam inseridos na sociedade e possam ter cidadania”, disse.

O prefeito, Gilmar Machado, concluiu que o plano Juventude Viva é importante para reduzir a taxa de homicídios dos jovens negros e que este é um problema que inquieta o seu governo. “Não gostaríamos de ver esses números, isso nos inquieta e  nós queremos dar a nossa contribuição. Esse plano é uma grande conquista, mas sua  adesão nos vai exigir muito, por isso é necessário que cada um faça sua parte”, ressaltou.

Dia da Consciência Negra

Em comemoração ao Dia da Consciência Negra, a cantora Leci Brandão abriu a programação da semana com um show na Praça Clarimundo Carneiro, na terça-feira, dia 19. Já na quarta-feira, 20, data oficial da Consciência Negra, teve o prêmio Pena Branca e Xavantinho, aula de capoeira, apresentação do Terno Congo Sainha e o lançamento do projeto “Nossa História, Nossa Gente – Resgatando a Negritude”. A agenda de comemoração vai até 3 de dezembro e a programação completa encontra-se no site da prefeitura http://www.uberlandia.mg.gov.br/?pagina=agenciaNoticias &id=6019 .

Nenhum comentário

Deixe seu comentário: