Segunda-feira, 02 de Fevereiro de 2026 Fazer o Login

Comissão Pró-Ferrovias Mineiras da ALMG e funcionários do DNIT visitam Araguari

ter, 10 de dezembro de 2019 05:47

Da Redação

A importância do acervo patrimonial ferroviário do município está sendo novamente reconhecida. Durante visita técnica realizada ao município na última sexta-feira, 6, a Comissão Extraordinária Pró-Ferrovias Mineiras da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) liderada pelo presidente e deputado João Leite (PSDB) pôde conhecer e verificar as condições dos imóveis do Complexo Ferroviário de Araguari, que foram transferidos ao Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT).

Na ocasião, foram discutidas questões sobre os possíveis investimentos por parte da VLI, visando a compensação dos danos causados pela empresa

Na ocasião, foram discutidas questões sobre os possíveis investimentos por parte da VLI, visando a compensação dos danos causados pela empresa

 

A visita atende à solicitação do deputado estadual Raul Belém (PSC) que é suplente da Comissão e vem fazendo cobranças pontuais junto à Assembleia Legislativa, sobre as possíveis ações em prol da conservação e preservação dos bens patrimoniais existentes em Araguari. De acordo com o parlamentar, tais imóveis serão cedidos em breve à administração municipal. Conforme anunciado, a publicação estará nos próximos dias no Diário Oficial da União. “Todo esse patrimônio ferroviário tem uma história, mas precisamos pensar também no futuro e por isso, a necessidade de nos mobilizarmos visando sua conservação. Estamos muito felizes, porque existe um grande trabalho nosso e de várias outras pessoas para garantir a preservação desse acervo e dar utilidade a ele.”

Segundo ressaltou o deputado Raul Belém, é preciso criar medidas para preservação, uma vez que o patrimônio está se deteriorando pela falta de uso e manutenção. Questões sobre os possíveis investimentos para a ampliação do transporte sobre trilhos, visando promover o turismo na região e alternativas para o transporte de passageiros, também foram discutidas.

O deputado João Leite destacou ainda que há uma proposta para construir uma escola ferroviária na cidade. “O relatório da renovação da concessão da VLI prevê também uma contrapartida para Araguari, que seria a criação da Escola Ferroviária, a recuperação de toda essa estrutura, a maior do Brasil, que está praticamente abandonada”, ponderou.

Também participaram da visitação funcionários do DNIT como o diretor de Infraestrutura Ferroviário Marcelo Pinheiro Chagas; Francisco Mesquita que é coordenador de Construções Ferroviárias; Eliézer Pestana, assessor de Relações Institucionais e Comunidades Sênior em Araguari e João Batista Carvalho, assessor de Serviços Técnicos de Engenharia. Além disso, as obras de compensação dos danos causados pela empresa VLI também motivaram a visita ao município. Na oportunidade, a comitiva conheceu o local onde será construída uma praça no bairro Canaã.

Conforme ressaltou Raul Belém, a obra será realizada pela própria VLI com investimentos de aproximadamente R$ 520 mil, oriundos do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). A obra está prevista para começar em 2020 e o projeto arquitetônico assegura a construção de uma quadra poliesportiva, parquinho, pista de caminhada e a iluminação necessária.  Além disso, há outra obra de compensação que está em estudo. A iniciativa se trata da construção do viaduto que ligará a avenida Coronel Belchior de Godoy aos bairros Goiás parte alta, São Sebastião e MG-223. O DNIT enviará técnicos para analisar o projeto.

 

Nenhum comentário

Deixe seu comentário: