Segunda-feira, 02 de Fevereiro de 2026 Fazer o Login

Comércio da cidade começa a aquecer no final do ano

qua, 12 de dezembro de 2018 05:28

por Tatiana Oliveira

Alguns setores ainda sofrem com a falta de vendas. Comércio online é apontado como uma das causas

As festas de final de ano estão chegando e o comércio começa a sentir uma melhora. Ainda na segunda semana do mês de dezembro, alguns setores têm perspectiva positiva para a data em relação ao restante do ano, como é o caso do de chocolates. “Esse ano o pessoal parece que está mais animado, as vendas melhoraram muito. A expectativa é que, quanto mais se aproxime do Natal, as vendas aumentem ainda mais”, disse Danilo, proprietário de uma loja no centro da cidade.

O setor de roupas também percebe maior movimento com as proximidades das festas. “As vendas melhoraram muito, o movimento está bem intenso. Costumo comentar com uma colega que o pessoal não está em crise”, alegra-se Thiago, vendedor.

O setor de utilidades e presentes também tem grandes esperanças para a data. “O movimento está normal, mas deve aumentar no final do mês. Não está ruim, mas ainda não ficou bom. Pelo menos está melhor que no restante do ano”, coloca a vendedora Andreia.

Para Estela, colaboradora de outra loja de utilidades, as vendas começaram a melhorar em outubro. “Aqui está bom há algum tempo. Desde outubro aumentou, porque também vendemos coisas para Finados. Parece que as pessoas estão tendo mais poder de compra.”

O setor de “delicatessen” percebe aumento pela primeira vez nos últimos quatro meses. “Está começando a aquecer. Foi um ano péssimo de vendas, acaba que tem que tirar todo o prejuízo agora, a expectativa é conseguir pagar as contas”, afirma Tânia, proprietária de uma loja no ramo.

Expectativa baixa

Dois setores do comércio da cidade têm baixas expectativas. Um dos principais culpados, segundo entrevistados, é o comércio online. Trata-se das lojas de calçados e de cosméticos. “Ainda não temos  a movimentação de final de ano, mas deu uma melhorada. Estamos bem no início do mês, mas não temos expectativas”, coloca uma vendedora de uma loja de calçados tradicional da cidade.

Para o setor de cosmético, outro vilão são os ambulantes. “O centro está muito parado, as pessoas estão comprando muito na rua, tem muitos ambulantes no centro e isso atrapalha as vendas”, diz o proprietário de uma loja que preferiu não se identificar.

Horário Especial

Muitas lojas do comércio da cidade estão funcionando em horário especial, e devem tardar cada vez mais o encerramento das atividades, até a chegada do Natal. Pelo Sindicato do Comércio de Araguari, os horários sugeridos são:

– 12 a 14 de dezembro: 9 às 20h

– 15 de dezembro (sábado): 9 às 18h

– 16 de dezembro (domingo): 14 às 20h

– 17 a 21 de dezembro: 9 às 22h

– 22 de dezembro (sábado): 9 às 18h

– 23 de dezembro (domingo): 14 às 20h

– 24 de dezembro (véspera de Natal): 9 às 18h

Nenhum comentário

Deixe seu comentário: