Quinta-feira, 25 de Abril de 2024 Fazer o Login

Coluna: Neuropsi (11/06)

sáb, 11 de junho de 2022 11:28

1- O que é Transtorno de Personalidade Esquiva?

O Transtorno de Personalidade Esquiva é um transtorno de personalidade caracterizado por um padrão predominante de inibição social, sentimentos de incapacidade, sensitividade extrema a críticas ou repreensões, e uma tendência à solidão ou isolamento. Pessoas que apresentam o transtorno de personalidade esquiva veem a si mesmas como socialmente ineptas e não atraentes e evitam contato social por medo de serem ridicularizadas, humilhadas ou desprezadas. Os pacientes, tipicamente, mostram-se solitários e relatam o sentimento de distanciamento da sociedade. Entre 0,5 e 1% da população em geral sofre de transtorno de personalidade esquiva.

 

2-Quais são as suas características?

As pessoas que sofrem de transtorno da personalidade esquiva, caracterizam-se por ter sentimentos de inadequação, por serem hipersensíveis às avaliações negativas e por evitar qualquer contato com as pessoas por medo de serem desaprovadas. Se bem, que este transtorno tem certas semelhanças com a fobia social, diferencia-se desta já que nesta última as pessoas evitam determinadas situações sociais, mas não as relações próximas. No transtorno da personalidade esquiva, evita-se qualquer tipo de interação pessoal; se bem é verdade que existe o desejo de se aproximar das pessoas, o medo de ser rejeitado é mais forte.

 

3-Como diagnosticar o transtorno de esquiva?

 

Segundo o Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais, na quinta edição (DSM-V ), o transtorno deve ser diagnosticado se houver:Evitação de atividades devido a um medo irracional de rejeição ou críticas.Falta de vontade de entrar em um relacionamento interpessoal.Moderação em situações interpessoais por causa do medo de ser ridicularizado.Preocupação com a crítica e temor de rejeição.Inibição das relações interpessoais devido a sentimentos de inadequação.Percepção irreal de inadequação social e inferioridade perante aos outros.Relutância em participar de atividades novas devido à ideia de risco e constrangimento.

 

4-Como ajudar a uma pessoa com esse transtorno?

Procure informação sobre o transtorno de personalidade esquiva. Para poder ajudar o seu familiar, primeiro entenda o que ocorre e porque lhe acontece.Não o julgue, se decidir não ir a uma reunião social por medo de ser recusado. Também não o critique nem o menospreze. Isto só agravará seus sentimentos negativos e você perceberá que ele vai sentir uma rejeição da sua parte que o fará se sentir pior.Incentive-o a sair ainda que responda sempre negativamente. Proponha-lhe também planos que sejam de seu interesse e deixe-o saber que você estará a seu lado e que não deve sentir medo pela rejeição porque o que importa é estar bem e se desligar da vida diária em companhia.

 

5-Como é realizado o tratamento?

A terapia cognitiva pode ser útil. Esta terapia assume que o pensamento errado do paciente está causando o transtorno de personalidade, e, portanto, centra-se na mudança de padrões cognitivos distorcidos por examinar a validade das hipóteses por trás deles.

Se um paciente sente que ele é inferior, desagradável, e socialmente inaceitável, um terapeuta cognitivo iria testar a realidade dessas premissas pedindo ao paciente para nomear amigos e familiares que gostam de sua companhia, ou para descrever os encontros sociais do passado.

Ao mostrar ao paciente que outros valorizam a sua presença e que situações sociais podem ser agradáveis, a irracionalidade de seus medos e inseguranças sociais estão expostas. Este processo é conhecido como restruturação cognitiva.

 

 

Nenhum comentário

Deixe seu comentário: