Quinta-feira, 25 de Abril de 2024 Fazer o Login

Coluna: Direito e Justiça (25/05)

qui, 25 de maio de 2023 08:09

Direito e Justiça:
Amir Camargo e os seus casos impagáveis:
É bom demais de ouvir! Estou falando do Programa “Notícias Policiais”, apresentado pelo locutor Amir Camargo, levado ao ar pela Rádio Mais FM 93,5 das segundas até as sextas-feiras, no horário entre 8h e 9h15. Com seu estilo todo próprio, mas sem tirar a seriedade e gravidade das notícias, sempre vem com elas uma pincelada de bom humor. Como a do último dia 22 de maio, segunda-feira, , num caso acontecido em Catalão – GO, que vou narrar sem a criativa literalidade do apresentador, é claro.
Amir Camargo e o caso do homem bravo lá de Catalão – GO:
Foi assim: “certo homem, conhecido como Cangaceiro e metido a valente, foi procurado em sua casa pela polícia de Catalão – GO. Abriu a porta e já avançou contra os policiais com tapas e chutes. O incrível é que foi acompanhado por toda a família. Foram tapas e chutes por todo lado. Pediram reforço. Polícia é como marimbondo – disse o locutor –, se você ataca um policial, vêm mais cinco; se ataca, cinco, vêm mais dez. Aí, foi preciso o uso moderado de força e pegaram o moderador, um amansa-leão, que está sempre guardado dentro do camburão. Um grande porrete, que acalma qualquer valentão. Foi cacetada para todo lado;  nas pernas, no lombo, e tudo ficou sob controle. Todo mundo foi em cana dentro do camburão”.
Amir Camargo e o valor do seu programa:
Comento aqui sob dois aspectos|: primeiro, o programa Notícias Policiais tem muito valor para mim, porque me inteiro logo pela manhã dos acontecimentos na área policial e até me divirto com o estilo do apresentador. Por isso, não perco um, Já disse e reitero que até mesmo as propagandas são bem apresentadas e tornam-se interessantes, além dos abraços efusivos enviados para os milhares de ouvintes. Segundo, e salvo melhor juízo, porque o Amir Camargo possui algumas opiniões e atitudes que sempre foram e continuam sendo iguais ou análogas às minhas. Tirando meus comentários pessoais, vejamos alguns itens e pareceres em que podemos eventualmente concordar:
1º) – Entre escolher bandidos, arruaceiros, valentões e vândalos, escolhemos sempre ficar com a polícia, pois reconhecemos nela o seu valor como instituição e pessoal de cada integrante, a sua necessidade para manter a paz pública e a sua competência na execução das suas difíceis tarefas.
2º) – Deploramos e criticamos com veemência a impunidade vergonhosa e aviltante que existe em nosso país, pois entendemos que é preciso punir severamente todo aquele delinquente que merece ser punido severamente. Porém, não é o que acontece hoje, e as pessoas de bem estão inseguras  e temerosas, não sabendo quando, onde e por que serão assaltadas, sequestradas, agredidas ou mesmo mortas a troco de um telefone celular.
3º) – Não suportamos e não admitimos passivamente a prática de qualquer crime, especialmente daquele cometido com covardia, crueldade, mediante tortura, especialmente contra idosos, mulheres, crianças e vulneráveis. Cada um de nós dois já fez ou ainda faz o que lhe é possível fazer nas suas respectivas esferas de atuação. Pode ser pouco, mas fazemos a nossa parte.
4º) – Abominamos  a pedofilia, que é cometida na maioria das vezes por parentes próximos e pessoas que possuem influência e proximidade com a criança e vítima indefesa. Execramos o estupro e qualquer tipo de crime sexual, e chegamos a defender até mesmo a imposição de pena de morte ou de prisão perpétua, porque, nesses casos e em geral, o criminoso reincide e é incorrigível, se não for um doente mental, um psicopata perigosíssimo e letal (um serial killer).
5º) – Criticamos de forma construtiva as nossas atuais leis penais e até mesmo o  Poder Judiciário, pois reconhecemos como correta, useira e vezeira,  a afirmação de que, em muitas ocasiões, a polícia enxuga gelo (prende um mesmo delinquente por até dezenas de vezes) enquanto a Justiça solta (até com facilidade ou imprudência), porquanto há crimes e criminosos em que a periculosidade e a reincidência nunca cessam, consoante os de natureza sexual.
6º) – Destacamos e sempre enfatizamos que o instituto da fiança não tem sido bem utilizado, desvirtuando-se a sua finalidade preventiva e coercitiva, que seria capaz de evitar muitos crimes. Habitualmente, na polícia e em juízo, vemos uma fiança ser fixada em valor pequeno ou até irrisório e vexatório, mesmo em face de crimes graves, como tentativas de homicídio e dos ocorridos no trânsito, com mortes, inclusive. Todos os dias vemos criminosos soltos indevidamente, menosprezando-se o sofrimento das vítimas e de suas famílias. Esse procedimento inadequado  para dizer o menos, desmoraliza tanto a polícia (militar e civil), que trabalha inutilmente, quanto  a justiça, que perde o seu sentido de punir e de corrigir,  aumentando a  ainda mais a impunidade e incentivando a prática de outros crimes. Não aceito como esculpa uma alegada pobreza ou uma impossibilidade eventual de pagamento. Se não podem pagar, que fiquem presos!
7º) – Defendemos e aguardamos com urgência a diminuição da maioridade penal vigente,  passando-se dos atuais 18 (dezoito) anos para 14 (quatorze) ou 16 (dezesseis) anos. Atualmente, esses rapagões e essas moçoilas, verdadeiros cavalões e cavalonas, sabem muito bem o que é certo e o que é errado. Podem candidatar-se a vereador (a), podem votar, podem casar-se, podem abrir comércio. Além disso, bebem, fumam, usam drogas ilícitas, agridem, matam, debocham da Lei,  transam, fazem filhos. Portanto, deveriam poder pegar cadeia ao invés de simples internamento por até 3 (três) anos. Não é mais como antes, quando, aos 15 (quinze) anos de idade, eles ainda brincavam com carrinhos de rolimã, e elas brincavam com bonecas. Se tudo mudou, que se mudem e sejam atualizadas as leis penais!
Amir Camargo e outros assuntos que ainda poderemos discutir:
Há  muitos outros temas, para os quais eu gostaria de ouvir a opinião do Amir Camargo: São assuntos de grande importância e que exigem discussão pública, séria e demorada. Não devem ser tratados da maneira irresponsável como está sendo feito até mesmo nos meios judiciários. Por exemplo:
1º) – A tão falada política pública de desencarceramento:
 Não seria o caso de aprimorar o nosso sistema carcerário, tornando-o capaz de recuperar o criminoso, ou seja, aquele passível de recuperação e que deseje ser recuperado? E capaz de manter presos os incorrigíveis e os eternos reincidentes? As “saidinhas”  e as progressões apressadas de regime carcerário já não causam muito mal?
2º) –  A pretensa descriminalização da droga para uso próprio:
O STF iniciou, ontem, 24h, o julgamento sobre a descriminalização, ou não, do porte de droga para uso próprio. Quando esta Coluna DJ estiver publicada no dia 25, talvez, já se tenha o resultado. Talvez não. A matéria seria – eu acho que é, sim —  caso para uma lei, ou seja, não poderia ser tratada como mais uma competência privativa do Congresso Nacional que é subtraída pelo “ativismo judiciário”. O assunto é sério demais para não ser discutido longa e publicamente  — até mesmo com um plebiscito — e no âmbito próprio, que é o do Poder Legislativo Federal.
 3ª) –  A Resolução do CNJ de não mais internar doentes mentais em manicômios:
Somente tenho  perguntas: em nenhum caso haverá internamentos? E os incuráveis? E os perigosos? E os letais, assassinos em série e psicopatas? As famílias darão conta dos seus doentes? Os psiquiatras têm mesmo todas as soluções? Haverá remédios adequados e serão acessíveis?  Haverá matança de lado a lado? Quem nos protegerá?
Rogério Fernal  .´.
Cantinho de Leitura do Rodrigo II:
•Localizado na Escola Estadual Anita Ramos;
Cidade de Douradoquara – MG;
•Livros e revistas coloridas, ilustradas e instrutivas.
•Gibis  com a Turma da Mônica e Disney;
• Apoio aos (às) professores (as) e diversão para os alunos (as).
Revistas coloridas, ilustradas e instrutivas:
1.Saiba Mais – Sobre a Rússia;
2.Saiba Mais – Sobre a história do cinema;
3.Saiba Mais- Sobre v[vírus e bactérias;
4.Saiba Mais- Sobre aves;
5.Saiba Mais- Sobre história do papel;
6.Saiba Mais- Sobre cidades e civilidade;
7.Saiba Mais- Sobre Leonardo da Vinci;
8.Saiba Mais – Sobre Charles Darwin;
9.Clássicos do Cinema – O Gladiador (Turma da Mônica);
10.Clássicos do Cinema –  A Era de Sanson (Turma da Mônica);
11. Clássicos do Cinema – O Senhor dos Pincéis (Turma da Mônica);
12.Recreio – Unidos Pelo Tempo;
13.Recreio – Terra de Dinossauros;
14.Recreio – Superpoderes Animais.
15.Recreio – Por Dentro de Um Safári;
16.Recreio – A História das Artes Marciais.
17.Recreio – Embarque em Um Navio Pirata;
18.Recreio / Authentic Games – Em Vida de Herói;
19.Recreio / Authentic Games – Contra Authentic Robô;
20.Recreio / Authentic Games – Contra o Barão Elétrico;
Gibis com a Mônica e Sua Turma – Maurício de Souza:
21.Turma da Mônica Jovem – Primeira Série – Volume 26;
22.Turma da Mônica Jovem – Primeira Série – Volume 28;
23.Turma da Mônica Jovem – O Mestre dos Vilões – nº 31;
24.Turma da Mônica Jovem – Emergência Médica – nº 87;
25.Chico Bento Moço – Social Game – nº 35;
26.Chico Bento Moço – Marialix no País da Roça – nº 64;
27.Almanaque da Mônica – 79;
28.Almanaque da Mônica – nº 81;
29.Almanaque da Magali – nº 81;
30.Almanaque do Cebolinha –  nº 77;
31.Almanaque do Chico Bento – nº 81;
32.Almanaque do Cascão – nº 81;
33.Almanaque da Mônica –n1º 01;
34.Almanaque do Chico Bento – nº 02;
35.Tio Patinhas – Edição nº 5;
Livros de capa dura:
36.Aprendendo Matemática;
37.Atlas Conhecendo o Mundo – Turma da Mônica;
38.Atlas do Corpo Humano;
39.Lendas Brasileira: Boitatá – Turma da Mônica;
40.A Princesa e a Ervilha – Clássicos Para Sempre.

1 Comentário

  1. Eliane disse:

    Eu ouço o Amir todos os dias, é uma pena que as notícias de Araguari não são enviadas para o rádio, certamente é para passar uma falsa imagem de tranquilidade, mas vamos ouvindo as de fora que é muito bom também e ele tem aquela pitada de humor. O brasileiro é muito pacífico quanto a esses assuntos graves. Os políticos não pensam no povo e sim em obedecer seus partidos políticos e depois desses pluripartidarismos ainda ficou pior, se tem uma bancada que quer fazer algo em prol do povo, tem outras que são contra. Só o povo tem o poder de mudar essa situação trocando todos que são contra nos e deixando de lado esses partidos que gostam de proteger bandidos e pregam somente o que não presta. O povo brasileiro não pensam no país, só pensam em auxílio do governo. Eu não acredito em mudanças nesse país, cada um que se cuide porque aqui quem leva a pior é quem morre.

Deixe seu comentário: