Cidadãos denunciam prática de envenenamento de animais na zona rural de Araguari
ter, 9 de julho de 2019 05:18Da Redação
Relatos nas redes sociais sobre a morte de animais em propriedades na zona rural de Araguari têm causado revolta entre a população araguarina. A suspeita, segundo os denunciantes, é que os animais estejam sendo mortos por envenenamento. O caso mais recente aconteceu neste final de semana, em uma propriedade situada nas proximidades do quilômetro 11 da BR-050.

Os animais foram encontrados mortos em uma propriedade situada próxima à BR-050
Em entrevista, Pamella Thaís Morais, contou que no domingo, dia 7, sua mãe encontrou aproximadamente 18 animais mortos, entre aves, gatos e cães. “Minha mãe conseguiu salvar apenas uma cadela, que foi encontrada espumando pela boca. Isso é sinal de envenenamento. Outros três gatinhos não resistiram e morreram rapidamente.”
A situação assustou os moradores da propriedade e, sem saber como proceder neste caso, a jovem fez postagens nas redes sociais pedindo ajuda. Para saber mais informações sobre este caso, a reportagem encontrou em contato com a Polícia Militar de Meio Ambiente de Araguari. Conforme o 2º tenente Sérgio Quirino, uma equipe foi enviada até o local na tarde de ontem, 8, para verificar o ocorrido e registrar a ocorrência para as providências cabíveis.
“Os animais foram encontrados mortos, e não foi possível comprovar o envenenamento. A autoria também ainda é indefinida. Assim foi feito o registro, orientação para que acionassem um veterinário para atestar a comprovação de envenenamento, através de laudo técnico, pois, não temos competência para fazer a perícia,” disse.
Conforme ressaltou o militar, fazer o boletim de ocorrência é o primeiro passo na tentativa de resolver o problema. As denúncias de abuso ou maus-tratos contra animais devem ser comunicadas à polícia, que deverá apurar o caso. Diante disso, basta entrar em contato pelo telefone (34) 3241-5513.
É importante ressaltar que envenenar animais é um crime. A denúncia é legitimada pelo artigo 32, da Lei Federal nº. 9.605, de 12.02.1998 (Lei de Crimes Ambientais) e pela Constituição Federal Brasileira de 5 de outubro de 1988. Nesta Lei consta que, quem praticar ato de abuso, maus tratos, ferir ou mutilar animais silvestres, domésticos, nativos ou exóticos é penalizado com detenção de três meses a um ano e multa.
Os principais sintomas apresentados após o envenenamento são: vômito, diarreia e problemas neurológicos que causam tontura e salivação excessiva. O veneno mais comum utilizado neste tipo de crime são produtos para matar ratos como o famoso “chumbinho”. Veterinários ressaltam que os venenos causam hemorragias e danos no fígado e, por isso, o animal tem que ser encaminhado imediatamente ao atendimento veterinário porque ele corre sérios riscos de morrer pouco tempo depois do envenenamento. O número de óbitos é expressivo, em aproximadamente 80% dos casos os animais não resistem.
Nenhum comentário
Últimas Notícias
- Turismo em Minas Gerais cresce pelo 3º mês e supera média nacional seg, 2 de fevereiro de 2026
- Usina fotovoltaica avança em Uberaba seg, 2 de fevereiro de 2026
- Cresce aviação executiva em Araxá sáb, 31 de janeiro de 2026
- DA REDAÇÃO – 31 DE JANEIRO sáb, 31 de janeiro de 2026
- Dallas Mavericks e Los Angeles Lakers fazem o duelo do G3 na 4ª rodada sáb, 31 de janeiro de 2026
- Sebastião Nego leva à votação Projeto de Lei que regulamenta descarte de canetas injetáveis sáb, 31 de janeiro de 2026
- Competição começa neste domingo com seis equipes sáb, 31 de janeiro de 2026
- Com a aproximação do Carnaval, Bombeiros preparam efetivo para garantir a segurança da população sáb, 31 de janeiro de 2026
- Araguari empossa novos membros do Conselho Municipal de Políticas Culturais sáb, 31 de janeiro de 2026
- Araguari e região ficam sob alerta de chuva intensa neste final de semana sáb, 31 de janeiro de 2026
> > Veja mais notícias...
