Castração
qui, 30 de outubro de 2025 09:38Da Redação
A castração é uma medida fundamental para evitar a superpopulação de cães e gatos, evitando assim a reprodução descontrolada e, consequentemente, o abandono e sofrimento animal. Quando não há controle reprodutivo, o número de nascimentos supera em muito a capacidade das famílias e do Canil Municipal de acolherem esses animais, o que resulta em cães e gatos nas ruas, sujeitos à fome, doenças e maus-tratos.
Benefícios à saúde
Além de contribuir para o equilíbrio populacional, a castração traz benefícios à saúde dos animais, reduzindo o risco de doenças reprodutivas, como tumores e infecções, e pode ainda ajudar a diminuir comportamentos agressivos ou de marcação de território; e também evitar zoonoses.
Castramóvel
O Castramóvel esteve em Araguari durante cinco dias. Durante o projeto foi possível a realização de 746 castrações, sem nenhuma intercorrência. O número seria maior tendo em vista que 366 pessoas não compareceram com seus animais. A política pública eficiente é realizada desde 2017 e a previsão é de que o mutirão aconteça novamente em fevereiro do próximo ano.
Agradecimentos
Nesta semana, a vereadora Débora Dau aproveitou a rede social e a sessão da Câmara Municipal para agradecer a todos os envolvidos nesse projeto. “Agradeço, em especial, a cada tutor que confiou no nosso trabalho e trouxe seus anjinhos para castrar. Castrar é um ato de amor. Gostaria de agradecer a Ong Ajuda, a minha equipe, ao Sindicato Rural por ceder o espaço para realização do projeto”, destacou.
Balanço
O projeto faz parte de recurso encaminhado pelo deputado estadual Noraldino Junior no ano de 2023. Em março deste ano foram castrados mais de 700 animais. Nesse último mutirão foram castrados 235 gatas, 165 gatos, 250 cadelas e 96 cães. “O único programa para acabar com o abandono e a situação de maus-tratos é a castração”, destacou a vereadora ao utilizar a tribuna da Câmara.
Idealizador do projeto
A castração de cães e gatos é um projeto viabilizado pelo deputado Noraldino Junior, em parceria com a Ong Ajuda, que leva o castramóvel para as cidades de Minas Gerais. Em 2015, com orçamentos em mãos, a ideia era destinar recurso de emenda parlamentar para uma Ong séria e respeitada, para a aquisição de ônibus e o início das castrações. Essa foi a primeira vez na história de Minas Gerais que os animais foram colocados na pauta das políticas públicas do nosso estado.
Frase da semana
”Quem faz parceria com os animais anda de mãos dadas com a paz e sob a proteção de Deus” (Edna Frigato).
Nenhum comentário
Últimas Notícias
- Cervejaria pode triplicar de tamanho sex, 7 de novembro de 2025
- RADAR – 7 DE NOVEMBRO sex, 7 de novembro de 2025
- DA REDAÇÃO – 7 DE NOVEMBRO sex, 7 de novembro de 2025
- Famílias do Triângulo Mineiro oficializam a propriedade de suas casas após anos de espera sex, 7 de novembro de 2025
- Inscrições para o cadastro escolar 2026 da rede municipal começam na próxima semana sex, 7 de novembro de 2025
- Morte de empresário tem prisão de acusado e explicações da Polícia Militar após o crime sex, 7 de novembro de 2025
- Deputado Zé Vitor garante R$ 450 mil para postos de saúde de Grupiara sex, 7 de novembro de 2025
- Acionamento dos Bombeiros foi alto durante chuva forte sex, 7 de novembro de 2025
- Chuva forte faz estragos e prefeitura e moradores contam os prejuízos sex, 7 de novembro de 2025
- SIC 2025 reforça inovação e liderança do café qui, 6 de novembro de 2025
> > Veja mais notícias...
