Segunda-feira, 02 de Fevereiro de 2026 Fazer o Login

Casos de pessoas desaparecidas apresentam redução em Araguari

qui, 12 de março de 2020 05:00

Da Redação

Em Minas Gerais, a cada 60 minutos, pelo menos um caso de desaparecimento de pessoas é registrado, conforme dados da Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp). Apesar desse número preocupante, em Araguari houve uma queda considerável de casos dessa natureza de 2018 para cá, conforme apurado pela Gazeta do Triângulo. Alguns extravios foram comunicados aos policiais, mas as vítimas acabaram encontradas.

Segundo a Sejusp, a maioria dos desaparecidos tem entre 0 e 18 anos e é do gênero masculino. Em muitos casos, adolescentes desaparecem por vontade própria, “em razão da rebeldia inerente à própria idade”. No caso dos idosos, muitas vezes o sumiço tem origem em doenças psiquiátricas.

Na tentativa de otimizar as buscas, um novo site da Polícia Civil com fotos e informações dessas pessoas foi lançado há pouco mais de um ano (https://desaparecidos.policiacivil.mg.gov.br/).  Com os dados da vítima, é produzido um cartaz padronizado para ser distribuído por cidades mineiras e de outros estados, além de projetos sociais e organizações que acolhem andarilhos. A ajuda da família para divulgar o caso é bem-vinda, mas é preciso cuidado. As pessoas devem utilizar, apenas, o canal de comunicação oficial da Polícia Civil. Telefones e endereços jamais devem ser apresentados.

A Polícia Civil alerta que as famílias devem procurar ajuda das autoridades assim que notarem uma quebra na rotina de um parente ou amigo. Informações podem ser obtidas através do 0800 2828 197.

ORIENTAÇÕES AOS PAIS

* Orientar os filhos a não aceitarem doces, presentes, ou qualquer outro objeto de estranhos, podendo aceitá-los de conhecidos e parentes, somente com prévio consentimento dos responsáveis.

* Manter bom relacionamento com a vizinhança.

* Procurar conhecer as pessoas que convivem com seu filho.

* Participar ativamente dos eventos envolvendo o seu filho, como aqueles ocorridos em escolas e aniversários.

* Ensinar ao seu filho o seu nome completo, endereço e telefone e os nomes dos pais e irmãos.

* Não autorizar o seu filho a brincar na rua sem a supervisão de um adulto conhecido.

* Evite deixar o seu filho em casa sozinho.

* Providenciar a Carteira de Identidade do seu filho, através do Instituto de Identificação.

Nenhum comentário

Deixe seu comentário: