Segunda-feira, 02 de Fevereiro de 2026 Fazer o Login

Cartilha de alerta a queimadas é lançada

sex, 14 de setembro de 2018 05:37

Com Assessoria

A cartilha “Queimadas – Material Didático Pedagógico” foi lançada na tarde desta quinta-feira, 13 como parte da iniciativa conjunta entre  3ª Companhia de Bombeiros Militar, a prefeitura de Araguari, Ministério Público e Polícia Militar de Meio Ambiente. O tema foi escolhido com o objetivo de alertar a população para uma série de riscos que surgem com as queimadas não apenas para a natureza, mas, sobretudo, para a saúde das pessoas.

De acordo com o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) que possui um setor voltado para o monitoramento de queimadas no País, mais de 99% dos incêndios florestais no Brasil são iniciados por ação humana, alguns de forma proposital, outros por descuido. E a situação tende a se agravar em períodos de seca, como nesta época do ano na região do serrado, onde Araguari se localiza, pois o fogo se propaga mais rapidamente.

O lançamento da cartilha ocorreu na secretaria de Educação, organizado pelo Programa de Educação Ambiental Gira Sol, que é destinado à crianças e jovens matriculados nas escolas públicas de Araguari.

O secretário de Educação José Carlos Macedo Oliveira, ressaltou que o momento serviu para coroar um trabalho desenvolvido intensamente com alunos e professores. “O Programa Gira Sol vem desenvolvendo um importante trabalho na questão ambiental na cidade e, despertar para esse tema, é muito importante para a manutenção da saúde das pessoas e da preservação do meio ambiente de nosso município, agora com a cartilha vamos intensificar a temática entre alunos e colaboradores. E hoje temos materializada a cartilha que poderá conscientizar não só as crianças, mas também suas famílias.”

O tenente Ivanir Clementino de Brito enfatizou que as ações educativas são o ‘braço forte’ da preservação do meio ambiente no município. “Educar as pessoas do ponto de vista ambiental é a verdadeira solução para os problemas que põem em risco a natureza, porque a punição pode até reparar um dano, mas é a educação que evita que ele aconteça”.

 

 

Nenhum comentário

Deixe seu comentário: