Carteira de Identidade: Polícia Civil esclarece dúvidas sobre o documento
qua, 20 de julho de 2022 09:05Da Redação
A Carteira de Identidade, ou R.G é um documento fundamental para os cidadãos, pois a partir dele é possível emitir grande parte dos outros documentos. No Brasil, o R.G é considerado o registro mais importante, pois representa a identidade de cada pessoa.
Com a mudança do R.G, que passou a ter coleta de digitais, assinatura e foto em formato digital, muitas pessoas começaram a ter dúvidas com relação a emissão do documento, pensando nisso, ontem, 19, a reportagem da Gazeta, entrevistou o Identificador “Ad Hoc” da Polícia Civil, Miller Brasileiro, para que alguns pontos fossem esclarecidos.
Segundo Miller Brasileiro, anteriormente, a emissão era feita no posto de identificação da delegacia, que funciona provisoriamente no antigo fórum, mas por causa dessa alteração por parte do Governo Federal e adequação nos estados, o documento passou a ser feito diretamente em Belo Horizonte. Agora, todo o processo de impressão que era realizado em Araguari, é feito pela gráfica em Belo Horizonte.
O processo continua parecido com o anterior, o cidadão terá que se dirigir ao posto para que sejam coletadas suas digitais, assinatura e foto; mas agora em formato digital, não sendo necessário que a pessoa leve foto ou suje seus dedos para a coleta das digitais. O novo procedimento conta com um coletor digital de biometria e com câmera fotográfica, a pessoa é fotografada no próprio posto da Polícia Civil. Posteriormente, o cadastro será aprovado e enviado para a gráfica em Belo Horizonte e em poucos dias o R.G estará disponível no endereço fornecido pelo cidadão, por essa razão é importante que o endereço esteja atualizado.
A identidade não é totalmente digital e o modelo inteiramente digital começará a ser emitido ainda no segundo semestre de 2022.
Outro ponto que merece destaque, diz respeito a coleta de biometria, de acordo com Miller Brasileiro, se a pessoa não passar pelo leitor biométrico, ela terá uma captura mista. Nesse caso, a captura de foto e assinatura serão eletrônicas e a captura das digitais será do modo antigo, na tinta. “Pedimos que as pessoas que vierem fazer a coleta das digitais, não realizem trabalhos pesados momentos antes da coleta, pois são grandes as chances de o leitor digital não conseguir fazer a leitura”, explicou o Identificador “Ad Hoc” da Polícia Civil.
É bom mencionar, que o agendamento está sendo realizado normalmente, pelo site governo de Minas Gerais, www.mg.gov.br.
A pessoa deve seguir esse passo a passo: clicar na aba “Carteira de Identidade”; selecionar a opção “Obter Carteira de Identidade”; clicar na aba “Agendar este serviço”; e “Agendar Atendimento”. Vale destacar, que é preciso ter cadastro no gov.br, que só aparecerão as datas disponíveis para o agendamento nos 20 dias posteriores e que os únicos casos legais que são atendidos sem agendamento são os idosos, as pessoas portadoras de deficiência, gestantes ou pessoas com crianças de colo.
Segundo a Polícia Civil, o documento não é mais emitido pela Câmara, pois o acordo de cooperação com a Polícia Civil chegou ao fim, não havendo interesse por parte Câmara em renovar.
Nenhum comentário
Últimas Notícias
- Aeroporto Regional ganha acesso sex, 20 de dezembro de 2024
- 18,7 mil capacitadas no Triângulo qui, 19 de dezembro de 2024
- Municípios mineiros recebem royalties qua, 18 de dezembro de 2024
- Polícia Militar continua ações da Operação Natalina qua, 18 de dezembro de 2024
- Eleitos no pleito de 2024 são diplomados em Araguari qua, 18 de dezembro de 2024
- PIB de Minas avança 1,2% no trimestre ter, 17 de dezembro de 2024
- Coluna: Radar (17/12) ter, 17 de dezembro de 2024
- Sine Araguari disponibiliza diversas vagas de emprego ter, 17 de dezembro de 2024
- Prefeitura celebra o encerramento do Projeto Esporte em Ação 2024 ter, 17 de dezembro de 2024
- Diplomação dos eleitos de Araguari e Indianópolis acontece nesta terça-feira, no Fórum Oswaldo Pieruccetti ter, 17 de dezembro de 2024
> > Veja mais notícias...