Segunda-feira, 02 de Fevereiro de 2026 Fazer o Login

Campanha Janeiro Branco debate importância da saúde mental

sex, 10 de janeiro de 2020 05:31

por Laura Alvarenga

Início de ano é época de reflexões, novas metas e recomeços. Mês que também inicia um novo ciclo de campanhas de conscientização, desta vez, o Janeiro Branco. Desenvolvido por psicólogos brasileiros, o projeto visa debater sobre os cuidados com a saúde mental, quebrando tabus e mostrando a importância de estar em sintonia com o cérebro. A campanha também propõe abrir novas possibilidades para tratamentos nos aspectos emocionais e mentais.

Ações de conscientização e prevenção à saúde mental serão oferecidas pelo município

Ações de conscientização e prevenção à saúde mental serão oferecidas pelo município

 

Criada no ano de 2014 em Minas Gerais, a campanha conta com a participação de diversos profissionais que colaboram através de palestras, debates e vídeos informativos, todos os materiais ressaltando a importância da ação e do que ela defende. O Estado conta com mais de 30 cidades que aderiram ao programa, além de boa parte do público paulista e países como os Estados Unidos da América, Japão e Portugal.

A premissa do marco temporal para sensibilizar a todos no mês de janeiro foi um ponto estratégico para a campanha, de maneira que pessoas e instituições sociais do mundo possam refletir, debater, conhecer, planejar e efetivar ações em prol da saúde mental e do combate ao adoecimento emocional dos indivíduos e das próprias entidades.

A campanha também tem por objetivo chamar a atenção de todos para temas das saúdes mental e emocional nas vidas das pessoas. Chama a atenção das mídias e das instituições sociais, públicas e privadas para a importância da promoção da saúde mental não apenas nas próprias vidas, mas nas vidas de todos ao redor. O Janeiro Branco também contribui decisivamente para a construção, fortalecimento e disseminação de uma “cultura da saúde mental”, que favoreça, estimule e garanta a efetiva elaboração de políticas públicas em benefício da premissa defendida.

Os objetivos da campanha têm o princípio de colocar o tema em evidência máxima na sociedade, construindo, fortalecendo e disseminando essa cultura na humanidade. Além disso, também contribui para a valorização da subjetividade humana e o combate ao adoecimento emocional das pessoas e para o desenvolvimento e disseminação do conceito de ‘psicoeducação’ entre as pessoas e as instituições.

De acordo com Janaina Vieira Elias, apoiadora institucional da Saúde Mental, em Araguari, em média 20 pessoas passam pela Unidade de Pronto Atendimento (Upa), mensalmente por tentativa de autoextermínio. “A campanha traz um alerta sobre essas doenças, a importância da prevenção e do cuidado adequado. Manter a mente saudável é o foco principal. O município irá trabalhar o tema nos Caps [Centro de Atenção Psicossocial], nas unidades de saúde e fará também um evento informativo aberto à comunidade”, ressaltou.

Questionada sobre a programação do município em alusão ao tema, Janaína Elias informou que o setor ainda está em fase de preparação do cronograma, mas que, na próxima semana as ações promovidas serão divulgadas para toda a comunidade araguarina.

Nenhum comentário

Deixe seu comentário: