Quarta-feira, 11 de Setembro de 2024 Fazer o Login

Campanha de vacinação contra a gripe continua em Araguari

ter, 23 de abril de 2019 05:28

por Laura Alvarenga

O ‘Dia D’ para todos os grupos acontece em 4 de maio

Teve início no dia 10 de abril a Campanha Nacional de Vacinação contra a gripe [influenza]. Em Araguari, os requisitos de atendimento são os mesmos. A campanha visa atingir prioritariamente as gestantes, puérperas [mulheres até 45 dias após o parto], crianças de até 6 meses, 6 anos incompletos [5 anos, 11 meses e 29 dias], idosos a partir de 60 anos, pessoas com doenças crônicas e comorbidades, professores da rede pública e privada e servidores da área da saúde. Segundo informações da secretaria de Saúde, até 2018 eram vacinadas apenas as crianças de até 5 anos de idade.

A vacinação acontecerá até o dia 31 de maio. Os cidadãos podem procurar as unidades de saúde UBS, UBSF e CEEAMI (Centro de Apoio e Atenção Materno Infantil). As unidades irão atender os interessados em tomar a dose da vacina das 8 às 16h, de segunda a sexta-feira.

Campanha de vacinação contra a gripe continua em Araguari

Campanha de vacinação contra a gripe continua em Araguari

 

Em caso de pessoas com necessidades especiais, acamados que não conseguem se locomover, a secretaria de Saúde disponibiliza o atendimento a domicílio. Basta ligar no departamento de Epidemiologias através do telefone: 3690-3170 e indicar o endereço para atendimento. A meta é vacinar 90% da população durante o período da campanha. De acordo com a Secretaria, um boletim será divulgado na próxima sexta-feira, 26, com uma relação do andamento da campanha de vacinação até o momento.

O Ministério da Saúde informou que a meta nacional é imunizar 58,6 milhões de pessoas. Em 2019 serão distribuídas 63,7 milhões de doses da vacina. Em todo o país estarão funcionando 41,8 mil postos de vacinação, envolvendo mais de 196 mil profissionais em todo o processo durante os dias da campanha.

Importância da vacinação

Com o inverno cada vez mais próximo, é preciso ter a atenção redobrada das autoridades sanitárias locais em relação a doenças comuns, mas de alto risco como a gripe. Habitual entre a população, a doença traz em sua composição, diversas variações do vírus que pode gerar complicações à saúde e levar o paciente a óbito.

A vacina previne a proliferação do vírus que é mais resistente nessa época do ano. Recomenda-se que o indivíduo preste atenção nos sintomas que indicam o início de uma gripe como: febre alta [acima de 38ºC], dores nos músculos, coriza, calafrios, suores, dores de cabeça, dor de garganta.

Para prevenir a doença o Ministério da Saúde indica a importância da lavagem constante das mãos, bem como o uso do álcool em gel, ingestão frequente de líquidos, hábito de cobrir a boca entre os cotovelos ao tossir e, se possível, evitar compartilhar objetos de uso pessoal e sair de casa durante o período de transmissão da doença que costuma ser de até sete dias.

Nenhum comentário

Deixe seu comentário: