Segunda-feira, 02 de Fevereiro de 2026 Fazer o Login

Brumadinho continua recebendo apoio de militares e recurso do Estado

ter, 30 de julho de 2019 05:08

por Laura Alvarenga

Após seis meses de uma das maiores tragédias que o Estado enfrentou com o rompimento da barragem I da Mina do Córrego do Feijão, em Brumadinho, o governo de Minas Gerais, continua dando amparo através de uma série de ações com o intuito de atender vítimas e familiares, na tentativa de amenizar os danos causados à população e reivindicar reparos socioambientais e econômicos.

Corpo de Bombeiros de Araguari continuará dando apoio nas operações

Corpo de Bombeiros de Araguari continuará dando apoio nas operações

 

A 2ª Companhia do Corpo de Bombeiros Militar de Araguari continua enviando equipes a Brumadinho com o objetivo de auxiliar nas buscas nas áreas afetadas. Na última quinta-feira, 25, a companhia teve o retorno do sargento Gilmones das operações em Brumadinho, enquanto isso, na quarta-feira, 24, chegaram ao local o sargento Márcio Ramos e o cabo Ednilson, com previsão de retorno para o dia 1º de agosto.

Segundo o cabo Fernando Gonzaga, desde o dia 25 de janeiro há em média 125 militares por dia na operação de localização em Brumadinho. “Essa é a maior operação de busca e salvamento do país e o Corpo de Bombeiros no seu poder constitucional de defesa civil atua nessa operação. A operação continua até localizar todos os corpos”. Até o momento, foram encontradas e identificadas 248 vítimas. Outras 22 continuam desaparecidas.

No início do mês de maio, o Estado firmou um acordo com os municípios mineiros, visando à disponibilização parcelada de um recurso para ações preventivas à saúde. Em decorrência do acontecido, Brumadinho teve atenção prioritária e, até hoje, foram pagos R$ 3,2 milhões. A partir do mês de agosto, o governo de Minas Gerais irá repassar ao município, 30 parcelas de R$ 173 mil. O acordo estipula que as demais cidades mineiras passem a receber o recurso apenas partir de 2020.

O município vem recebendo auxílio de diversos órgãos do Estado, como o Corpo de Bombeiros, a Defesa Civil, Polícia Civil, Copasa, Advocacia- Geral do Estado, além de secretarias e outras instituições. De acordo com o governador de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo) foi determinado empenho total do Estado para o resgate das vítimas e apoio às famílias. “Com a atuação da Assembleia Legislativa, temos hoje um Estado mais seguro para se minerar. Nossa Controladoria-Geral também nos ajudou a identificar possíveis pontos de atenção”.

Neste momento, o Estado adotou a exigência de uma nova captação de água no rio Paraopeba a ser construída pela Vale. Este novo processo acontecerá doze quilômetros acima do local do curso do rio atingido pela pluma de rejeitos. A previsão é para que as obras sejam concluídas até o mês de setembro, garantindo a segurança hídrica da região metropolitana de Belo Horizonte.

Nenhum comentário

Deixe seu comentário: