Domingo, 01 de Fevereiro de 2026 Fazer o Login

Bosque John Kennedy sofre com a má conservação

qui, 6 de fevereiro de 2020 05:48

Da Redação

Local é considerado tradicional na cidade para atividades físicas, passeios em família e uma ótima área de contato com a natureza

A situação em que se encontra o bosque John Kennedy continua sendo alvo de críticas por parte dos araguarinos. Seja em rodas de conversas ou através das redes sociais, o assunto gera revolta daqueles que conhecem o local. Para comprovar os relatos encaminhados à reportagem, basta dar uma volta pelo local e verificar calçadas e bancos danificados, falta de limpeza regular e a depredação das cercas que fazem a divisa da área.

População relata o descaso da gestão municipal

População relata o descaso da gestão municipal

 

Nesta semana, um relato colocou em alerta as pessoas que frequentam o espaço público. Uma moça, que preferiu não se identificar, contou que em uma de suas caminhadas foi perseguida e assediada por um homem. Diante disso, ela procurou um funcionário para relatar o acontecido e não encontrou nenhum responsável. Outras situações como a presença constante de usuários de drogas, também motivam as cobranças. Os munícipes ressaltaram ainda a necessidade de serem contratados profissionais responsáveis pela segurança do local, visando coibir práticas ilícitas como a depredação do espaço público e outras irregularidades.

“Esse é o retrato do verdadeiro descaso da gestão municipal. Tudo em Araguari está acabando, por falta de empenho do prefeito, vereadores e até deputados que elegemos. O Bosque é o único patrimônio que as pessoas ainda gostam de conhecer quando falam que estarão em Araguari. Mas chegando, pode ser visto a forma como o nosso prefeito trata a cidade,” ressaltou uma moradora do bairro Bosque.

A divulgação do projeto prevendo a revitalização completa do Bosque e a assinatura do contrato com a empresa Vortex Engenharia de Projetos, vencedora do processo licitatório está prestes a completar um ano e até então nenhuma obra começou. Para verificar o andamento do trabalho, a reportagem entrou em contato com a secretaria de Meio Ambiente, entretanto, foi informada de que o secretário Hamilton Tadeu de Lima Júnior estaria em uma audiência. Até o fechamento desta edição não obtivemos seu retorno.

Também foi verificado que a Comissão de Meio Ambiente da Câmara Municipal está acompanhando a situação. Segundo o presidente Paulo do Vale (PV), o problema se estende por anos. Em 2017 foi realizada uma audiência pública com a presença de representantes da secretaria, posteriormente, vários requerimentos foram apresentados pedindo uma solução. “Estamos acompanhando a situação e aguardando que seja finalizado o projeto para que possa ser utilizado o recurso, obtido para a revitalização do Bosque. Quanto às reclamações, vamos verificar junto à secretaria para saber quais providências serão tomadas,” disse.

Situado na região central de Araguari, o Bosque John Kennedy representa um dos cartões postais do município. O espaço completou seus 119 anos no novembro de 2019. A primeira referência sobre o Bosque data de 3 de novembro de 1899, quando a lei n° 73 autorizou o Executivo a conservá-lo. Uma pesquisa feita pela Universidade Federal de Uberlândia revelou que existem no local em média, 113 espécies de árvores nativas. Antes de ter o nome do famoso presidente americano, o bosque recebeu os nomes de Capão do Mato e, posteriormente, Siqueira Campos.

2 Comentários

  1. Marcio disse:

    Eu teria vergonha de ser um secretário de meio ambiente e deixar um patrimônio desses nesta situação. Tem que entregar o bosque para uma iniciativa privada que com certeza teria uma revitalização bacana. Faço caminhada aí a anos e cada ano que
    passa vejo o descaso desse local por parte de nossos governantes isso é uma vergonha como se dizia Boris Casoy. Fica a deixa!!

  2. Miguel A. Pinheiro disse:

    Os araguarinos tem que para de eleger carniças basta olhar para prefeitura e camara

Deixe seu comentário: