Terça-feira, 03 de Fevereiro de 2026 Fazer o Login

Bombeiros atendem a ocorrências de resgate de animais no período chuvoso

ter, 13 de novembro de 2018 05:10

Da Redação

Sargento orienta população quanto aos cuidados necessários em época de alagamentos

A 3ª Companhia de Bombeiros Militar de Araguari atendeu a três ocorrências de resgate durante o final de semana, ocasionadas devido ao período chuvoso. Além disso, os militares realizaram vistorias de prevenção nos principais pontos de alagamento do município.

Animal foi resgatado de uma fossa de três metros de profundidade

Animal foi resgatado de uma fossa de três metros de profundidade

 

De acordo com informações do Corpo de Bombeiros, nesse domingo, 11, os militares foram acionados para o resgate de um cavalo, que caiu em uma fossa de aproximadamente três metros de profundidade, em um assentamento próximo à MG-223. A guarnição, composta por dois militares, compareceu ao local e utilizou uma técnica de inundação para resgatar o mesmo. A equipe também foi acionada para o resgate de uma vaca; ela caiu em um buraco alagado, na rua O, do bairro Bela Vista.

Ainda no domingo, os militares foram acionados para o corte de uma árvore da espécie Gameleira, que caiu sobre a entrada de uma residência, próxima a uma chácara e atingiu um veículo. Os bombeiros realizaram a ação operacional para a retirada do veículo e removeram a árvore da entrada da residência.

Em relação às vistorias, o sargento Júlio Cesar Gomes Ribeiro, da Defesa Civil do Corpo de Bombeiros Militar, afirma que a prevenção é realizada constantemente. “Visitamos esses locais de alagamento nos períodos chuvosos e constatamos quais deles necessitam de ações mais urgentes, por exemplo, o cruzamento da avenida Porto Alegre com a rua Florianópolis é um ponto crítico de alagamento”.

O sargento ressalta que a população deve ficar atenta a esses locais durante as chuvas. “Existem diversos pontos de alagamento no munícipio e uma das primeiras dicas é saber para quem ligar em situações de emergência. Muitas vezes as pessoas tentam resolver as situações sozinhas, adentram em ruas alagadas, ou permanecem em locais de risco, mas é importante se prevenirem e, caso necessário, devem acionar o Corpo de Bombeiros pelo número 193”.

Conforme o sargento, também é necessário que a população se conscientize em relação ao meio ambiente. “As pessoas não devem jogar lixo nas calçadas, pois, com as chuvas, esses objetos podem entupir os bueiros e causar as enchentes. Também é importante que fiquem atentos às notícias de previsão do tempo e evitem a locomoção caso venha uma chuva forte”.

Para os condutores de veículo, a recomendação é evitar transitar em locais de alagamento. “É importante esperar a chuva ficar mais amena para deixar o local em que está; mudar o trajeto quando há chuvas fortes, em busca de vias mais seguras e elevadas; estacionar em locais mais elevados; e não estacionar embaixo de postes ou árvores, pois eles podem cair nos veículos”.

Caso o motorista esteja conduzindo em uma rua alagada, a orientação é para que reduza a velocidade e mantenha a rotação constante do motor. “Nessas situações, não é recomendado desenvolver velocidade. Para quem possui veículo automático, é importante colocar na função manual para maior eficiência”.

Em situação de alagamento, também é importante manter a distância segura dos veículos. “Além disso, o motorista deve observar em outros veículos se a água está na metade da roda. Nessa situação, é recomendado evitar esse local, pois pode haver buracos e não é possível visualizar com essa quantidade de água. Outra orientação é para que, caso o motorista perceba que o carro será arrastado pela água e não há nada que possa ser feito, ele pode abandonar o veículo”.

Os moradores também devem tomar os cuidados necessários em relação aos raios. “Se a pessoa estiver em uma área de chuva intensa e raios, deve desligar os aparelhos elétricos das tomadas, ficar longe de janelas, não se abrigar em locais próximo a árvores, não ficar em pé em campos abertos, não tirar roupas do arame, ficar longe de alambrados, e permanecer dentro do veículo, caso necessário, pois o carro oferece excelente proteção contra raios”.

Nenhum comentário

Deixe seu comentário: