Terça-feira, 24 de Dezembro de 2024 Fazer o Login

Boletim epidemiológico registra aumento das notificações relacionadas à covid-19

qua, 17 de junho de 2020 11:24

Da Redação

   Nesta terça-feira, 16, o Hospital de Campanha de Araguari completou uma semana de atendimento 

Hospital de Campanha 03

Nas últimas 24 horas, foram registrados 21 novos óbitos relacionados à covid-19 em Minas Gerais. No total, a doença já fez 502 vítimas, conforme o boletim epidemiológico divulgado pela Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG) nesta terça-feira, 16. O levantamento mostra, ainda, que a infecção já afetou pouco mais de 22 mil moradores, tendo se alastrado rapidamente por 575 municípios mineiros.

Pelo menos 34 cidades possuem mais de 100 moradores infectados

Pelo menos 34 cidades possuem mais de 100 moradores infectados

No gráfico que mostra a incidência do novo coronavírus em Minas Gerais, é possível ver que pelo menos 34 cidades possuem mais de 100 moradores infectados, e outros sete municípios poderão integrar a lista nos próximos dias, uma vez estes concentram mais de 90 casos. Araguari deve estar entre esses municípios, pois, apesar do informativo estadual divulgar que há 78 pacientes infectados na cidade, o número informado pela Secretaria Municipal de Saúde é consideravelmente maior: o boletim municipal divulgado até o fechamento desta edição aponta para 188 casos confirmados da doença.

O documento mostra ainda que 136 pacientes já estão recuperados e 304 suspeitas seguem em monitoramento. Até o momento, apenas um óbito foi confirmado e dois estão sendo investigados. Há, ainda, 23 pacientes, com suspeita da doença, internados em leitos hospitalares da cidade. Para atender à demanda, o Hospital de Campanha de Araguari está aberto e completou, nesta terça-feira, uma semana de atendimento. Em entrevista, o secretário de Saúde Guilherme Afonso voltou a ressaltar que a unidade é designada ao atendimento ambulatorial de baixa e média complexidade e permanece em funcionamento de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h.

“No local são recebidos os pacientes com suspeita da covid-19 que são encaminhados pelas unidades de saúde. O Hospital de Campanha tem toda a estrutura necessária para realizar o atendimento imediato dos pacientes. Sobre os atendimentos em caráter de plantão, ainda não há necessidade, devido à taxa de ocupação dos demais leitos clínicos”, disse.

O novo hospital tem capacidade de instalação para até 60 leitos, que poderão ser readequados conforme a demanda de casos. Para evitar novas contaminações, a orientação é de que as pessoas mantenham os cuidados básicos de higienização pessoal e de ambientes, bem como o uso de máscaras e o distanciamento social, lembrando ainda que a aglomeração de pessoas continua proibida na cidade.

Ao analisar os dados da covid-19 na região, vemos que a pandemia parece mais intensa em Uberlândia, que está em segundo lugar na escala de cidades com maior quantidade de casos. O município concentra 2.135 moradores infectados com o coronavírus segundo a Secretaria de Estado de Saúde e 41 mortes pela doença, entretanto, os números são muito maiores se observado o balanço feito pelo próprio município.

A prefeitura de Uberlândia declarou em suas redes sociais que o número de casos confirmados chegou a 3.855 e a quantidade de mortes provocadas pelo coronavírus é de 63. A ocupação dos leitos de UTI na cidade também preocupa, pois cerca de 94% dos leitos da rede pública municipal destinados ao tratamento de todas as enfermidades estão ocupados. Através do facebook, a prefeitura também pontuou que “testa quase 17 vezes mais que a média estadual”.

Em primeiro lugar na lista aparece Belo Horizonte, onde a taxa de ocupação dos leitos de UTI bateu recorde e tornou vermelho o nível de alerta geral na capital mineira. A cidade concentra a maior quantidade de moradores infectados em um único município em Minas Gerais, de acordo com os dados do Estado. Cerca de 3.400 belo-horizontinos receberam diagnóstico para a Covid-19, sendo que 76 não resistiram às complicações de saúde causadas pela doença e morreram.

Nenhum comentário

Deixe seu comentário: