Boletim epidemiológico apresenta queda nos casos de dengue em Araguari
qui, 20 de junho de 2019 05:53por Laura Alvarenga
O 24º boletim epidemiológico publicado nesta terça-feira, 18, pela Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG), aponta uma queda significativa nos casos de dengue em Araguari. Segundo a atualização da semana passada, o município havia registrado 2.246 casos prováveis (confirmados + suspeitos) de dengue. O novo balanço divulgado ontem aponta 2.212 registros na cidade.
Em todo o estado foram registrados 421.832 casos prováveis de dengue até a última segunda-feira, 17. Em Minas Gerais foram confirmados 77 óbitos por dengue em 27 cidades mineiras, além de outros 139 óbitos que ainda estão sendo investigados em decorrência do vírus.

Ajuda da população é essencial no combate ao Aedes Aegypti
De acordo com informações do departamento de Controle de Zoonoses em entrevista anterior à reportagem da Gazeta do Triângulo, o município registrou menos de 60 notificações de casos de dengue nas últimas semanas. Em comparação com as informações da 14ª semana epidemiológica, época em que o novo coordenador do departamento assumiu o cargo, os registros eram em torno de 600 notificações, apontando uma queda aproximada de 90% dos casos.
O coordenador do Controle de Zoonoses, Guilherme Carvalho, afirmou que a disparidade de informações a nível municipal e estadual se deve ao método de monitoramento utilizado pelo município, que, hoje, é realizado manualmente. Sendo assim, até que todos os dados atualizados sejam passados para a SES-MG, haverá convergência nas informações. “Não tem como regularizar rápido, faço o monitoramento manual desde 1º abril”, disse o coordenador, ressaltando também que nenhum município que utiliza o mesmo processo, conseguiu atualizar os dados.
Em contrapartida a equipe de Zoonoses continua com ações intensivas de combate à dengue por toda a cidade. As atividades realizadas com o apoio da secretaria de Saúde se concentram em mutirões de limpeza, ações de conscientização e prevenção junto à população, além da técnica de pulverização intradomiciliar – aero system – fazendo a aplicação de um agente químico no interior das residências. O produto tem o objetivo de matar não apenas o Aedes Aegypti, mas qualquer outro inseto presente naquele momento.
Para que a prática do aero system seja devidamente executada, é necessário que os moradores permaneçam no exterior da residência por no mínimo 30 minutos. Lembrando que em caso de idosos e crianças com problemas respiratórios, é proibida a aplicação do produto. A pulverização intradomiciliar está em fase final, contemplando agora a região central do município.
O monitoramento da 24ª semana epidemiológica de Minas Gerais, também relatou 2.435 casos de febre chikungunya em todo o estado, além de 1.193 registros de zika vírus. Em Araguari foram 91 casos prováveis de chikungunya e 15 de zika.
A reportagem tentou entrar em contato com a coordenação do departamento de Controle de Zoonoses para se inteirar das ações preventivas realizadas nos últimos dias, mas não obteve resposta.
Nenhum comentário
Últimas Notícias
- Turismo em Minas Gerais cresce pelo 3º mês e supera média nacional seg, 2 de fevereiro de 2026
- Usina fotovoltaica avança em Uberaba seg, 2 de fevereiro de 2026
- Cresce aviação executiva em Araxá sáb, 31 de janeiro de 2026
- DA REDAÇÃO – 31 DE JANEIRO sáb, 31 de janeiro de 2026
- Dallas Mavericks e Los Angeles Lakers fazem o duelo do G3 na 4ª rodada sáb, 31 de janeiro de 2026
- Sebastião Nego leva à votação Projeto de Lei que regulamenta descarte de canetas injetáveis sáb, 31 de janeiro de 2026
- Competição começa neste domingo com seis equipes sáb, 31 de janeiro de 2026
- Com a aproximação do Carnaval, Bombeiros preparam efetivo para garantir a segurança da população sáb, 31 de janeiro de 2026
- Araguari empossa novos membros do Conselho Municipal de Políticas Culturais sáb, 31 de janeiro de 2026
- Araguari e região ficam sob alerta de chuva intensa neste final de semana sáb, 31 de janeiro de 2026
> > Veja mais notícias...
