Baixa temperatura no fim de semana causou prejuízos a plantações de café
ter, 9 de julho de 2019 05:23por Laura Alvarenga
Para os amantes do frio, o último fim de semana pode ter sido bem agradável. Em Araguari, na madrugada de sábado, 6, para domingo, 7, a temperatura mínima chegou a 4ºC. Este foi o fim de semana mais frio do ano segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).

Cerca de 100 mil sacas de café que seriam colhidas em 2020 foram perdidas
Mesmo que admirada por alguns, as baixas temperaturas causaram grandes prejuízos. De acordo com as associações de cafeicultores de algumas cidades da região, vários produtores reclamaram de danos nas plantações que serão refletidos na safra de 2020.
Segundo o presidente da Associação de Cafeicultores de Araguari (ACA), Cláudio Morales, cerca de 2 mil hectares da região foram atingidos. A área afetada resulta em aproximadamente 100 mil sacas de café que terão perda total em Araguari, Indianópolis e Cascalho Rico. O presidente disse que esses danos são irreparáveis, e que “infelizmente, a essa altura, não há mais o que fazer para reverter a situação”.
As Associações dos Cafeicultores da Região de Patrocínio (Acarpa), e a Associação dos Cafeicultores da Região de Monte Carmelo (Amoca), também se pronunciaram a respeito dos danos causados. Frederico Elias, presidente da Acarpa disse que essas temperaturas tão baixas não eram esperadas pelo setor.
“Recebemos hoje inúmeras queixas dos produtores associados. O prejuízo foi grande, principalmente para as plantações próximas às baixadas e perto dos córregos”, afirmou o presidente da Acarpa.
Rubens Alexandre Pieroli, presidente da Amoca, também ressaltou a possibilidade de o estrago para a safra de 2020 chegar a 100%. “Os relatos são informados a todo o momento. Muitos estão lamentando, afirmou. Rubens ainda informou que em Indianópolis o prejuízo foi maior, “o que evitou maiores danos foi o fato de as geadas terem sido pulverizadas e não atingiram todas as plantações”.
O presidente da ACA, Cláudio Morales disse que houve relatos de alguns produtores que tentaram proteger as plantações cobrindo-as com saquinhos plásticos, contudo, ainda assim, o prejuízo foi o mesmo ao amanhecer. Cláudio relatou o costume de alguns produtores em fazer fumaça com salitre ou restos de madeira no meio da lavoura, proporcionando calor na plantação.
Tempo
O primeiro fim de semana do mês de julho registrou frio intenso nas regiões do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba. As temperaturas atingiram mínima de 4ºC de acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) em cidades como Araguari, Patrocínio e Patos de Minas.
As temperaturas mínimas bateram o recorde na região, segundo registros dos últimos 30 anos. Agora a expectativa é para que o termômetro aumente nos próximos dias da semana. O clima frio é resultado de uma massa de ar polar que chegou ao país na última quarta-feira, 3, vinda da Argentina, responsável por trazer ondas de frio e possibilidade de geada em áreas isoladas.
Nenhum comentário
Últimas Notícias
- Turismo em Minas Gerais cresce pelo 3º mês e supera média nacional seg, 2 de fevereiro de 2026
- Usina fotovoltaica avança em Uberaba seg, 2 de fevereiro de 2026
- Cresce aviação executiva em Araxá sáb, 31 de janeiro de 2026
- DA REDAÇÃO – 31 DE JANEIRO sáb, 31 de janeiro de 2026
- Dallas Mavericks e Los Angeles Lakers fazem o duelo do G3 na 4ª rodada sáb, 31 de janeiro de 2026
- Sebastião Nego leva à votação Projeto de Lei que regulamenta descarte de canetas injetáveis sáb, 31 de janeiro de 2026
- Competição começa neste domingo com seis equipes sáb, 31 de janeiro de 2026
- Com a aproximação do Carnaval, Bombeiros preparam efetivo para garantir a segurança da população sáb, 31 de janeiro de 2026
- Araguari empossa novos membros do Conselho Municipal de Políticas Culturais sáb, 31 de janeiro de 2026
- Araguari e região ficam sob alerta de chuva intensa neste final de semana sáb, 31 de janeiro de 2026
> > Veja mais notícias...
