Sexta-feira, 20 de Dezembro de 2024 Fazer o Login

Audiência Pública para discutir estratégias para melhorar o bem-estar de pacientes, acontece hoje

qua, 3 de agosto de 2022 10:05

Da Redação

 

A Prefeitura de Araguari, através das secretarias de Saúde e de Trabalho e Ação Social, realiza hoje, 3, uma audiência pública na Câmara de Araguari, com a presença confirmada do Ministério Público, através do Dr Fernando, curador do idoso e deficiente físico O objetivo do encontro é discutir meios para melhorar a qualidade de vida de pacientes que não conseguem responder a tratamento.

De acordo com a secretária de Saúde, Soraya Ribeiro, a reunião se faz necessária para que seja providenciado um local para institucionalização de pessoas que já receberam alta médica; porém precisam de alguns cuidados paliativos.

A reunião visa melhora o bem-estar de quem precisa de cuidados paliativos

 

A secretária de Saúde disse que em muitos casos, os familiares se negam a prestar os cuidados necessários e não possuem recursos para contratar um profissional, por isso, muitas dessas pessoas continuam ocupando os leitos hospitalares, que poderiam ser ocupados por pacientes mais graves.

A audiência pública como instituto da participação da população é um instrumento de suma importância, disponível para a gestão pública, para que ela possa firmar os preceitos constitucionais, de modo célere e eficaz, ao possibilitar que os cidadãos participem de debates, nos quais sejam colocados em pauta situações de relevante interesse social, especialmente, quando dá definição de políticas públicas e criação de normas.

A chefe da pasta de Saúde destacou que os asilos do município recebem pessoas que necessitam de cuidados e por algum motivo não são assistidos por seus familiares; porém para que isso aconteça é preciso cumprir alguns requisitos da instituição, o que nem sempre é possível.

“Quando falamos em cuidado paliativo, o que de imediato vem à mente é a ideia de que o paciente está morrendo e, portanto, não há nada mais a ser feito. Isso gera preconceito na busca por esse tipo de tratamento. Precisamos desmistificar esse conceito: no cuidado paliativo há sempre muito a ser feito em prol do bem-estar e da qualidade de vida, o objetivo é traçar as melhores estratégias para assegurar a ele a melhor linha de cuidado integral e individualizado, para que viva e conviva com a doença em plenitude e com dignidade” esclareceu o secretário de Trabalho e Ação Social, Paulo Apóstolo

Nenhum comentário

Deixe seu comentário: