Atos de campanha eleitoral considerados como infração tornam-se crimes no dia da eleição
sex, 5 de outubro de 2018 05:09por Mel Soares
Polícia Militar atuará na repressão e também na prevenção de delitos
A partir do primeiro minuto de domingo, dia 7 de outubro, atividades que eram consideradas irregulares como propaganda em carro de som e outdoors, tornam-se crimes passíveis de multa e prisão.
Após a meia-noite de domingo, a boca de urna, que geralmente é praticada por pessoas ligadas aos candidatos, a distribuição de panfletos e o transporte de materiais também são proibidos e caso haja flagrante o autor será preso, sendo encaminhado ao Fórum Dr. Oswaldo Pieruccetti.

Candidatos foram conscientizados a evitarem transtornos gerados pelos “santinhos” no dia da eleição
Um dos assuntos que os candidatos e assessores foram orientados pelo Cartório Eleitoral de Araguari e Ministério Público foi a respeito da quantidade expressiva dos chamados “santinhos” que são jogados nas ruas, principalmente no dia do pleito. “Eu, enquanto cidadão araguarino, que vota em Araguari, jamais escolheria um candidato que sujasse a cidade e a população não deveria votar neste candidato. Se ele inunda as ruas com toneladas de papel, não está pensando no bem-estar da cidade e, portanto, não merece voto”, opinou o chefe da 16ª Zona Eleitoral, Fernando Guetti.
Sobre a incidência de infrações, ele informa que, neste ano eleitoral, os candidatos estão mais conscientes e tem feito a campanha nos moldes exigidos. Recentemente, uma mensagem em outdoor que orientava os eleitores a votarem em candidatos da cidade precisou ser retirada conforme determinação do Ministério Público. Guetti afirma que o problema não foi a mensagem, mas a forma de veiculação.
“Não tem infração naquela frase, que até mesmo continuou sendo veiculada por meio de panfleto. O outdoor é que não pode ser usado para este fim”, explicou.
O trabalho da Polícia Militar com o objetivo de garantir a segurança nas eleições terá início ainda no sábado, antes da meia-noite. Além do aspecto de repressão aos crimes eleitorais, as atividades dos militares incluem a prevenção, que são patrulhamentos a partir das 5h de domingo com escoltas aos veículos da Justiça Eleitoral ao se deslocarem para a zona rural, em Amanhece, Piracaíba, Ararapira, Contenda e Barracão.
Segundo o tenente Messias, chefe da sessão de planejamento operacional do 53° Batalhão de Polícia Militar, serão realizados monitoramentos nos 34 locais de votação na zona urbana, a partir das 6h e todos os setores contarão com a presença de oficiais, inclusive do comandante da unidade. “Estes locais contarão com o apoio da Polícia Militar durante todo o dia. No horário de encerramento os militares irão se deslocar até o cartório eleitoral promovendo a escolta das urnas. Durante a apuração também será feito o policiamento nas imediações do cartório com o objetivo de garantir a segurança”, informou o tenente Messias.
2 Comentários
Deixe seu comentário:
Últimas Notícias
- Duplicação da BR 381 tem estudos seg, 8 de dezembro de 2025
- DA REDAÇÃO – 6 DE DEZEMBRO dom, 7 de dezembro de 2025
- CANTINHO DO MÁRIO – 6 DE DEZEMBRO dom, 7 de dezembro de 2025
- Prefeitura de Tupaciguara promove o Natal Luz 2025 dom, 7 de dezembro de 2025
- Olé F.A vai até Uberlândia jogar as semifinais nas categorias sub-15 e sub-17 dom, 7 de dezembro de 2025
- Uberlândia: veículos com placas idênticas são apreendidos pela Polícia Rodoviária Estadual dom, 7 de dezembro de 2025
- Câmara aprova medidas estratégicas em sessão extraordinária do Legislativo dom, 7 de dezembro de 2025
- Vereador Nego reforça ações por melhorias na saúde, na infraestrutura e na organização urbana de Araguari dom, 7 de dezembro de 2025
- Prefeitura de Indianópolis promove seminário de boas práticas com foco na gestão e ações docentes dom, 7 de dezembro de 2025
- Futebol Solidário Família Fachinelli dom, 7 de dezembro de 2025
> > Veja mais notícias...

Que decepção, mais um pra arrebentar com o Brasil.
cidade ficou limpíssima nestas eleições !!! Parabéns a todos !!! Nunca antes foi tão limpa