Atendimento por meio do 190 está em pleno funcionamento, segundo a Polícia Militar
sex, 11 de outubro de 2019 05:22Da Redação
Todas as ligações feitas pela comunidade ao 190 do 53° Batalhão de Polícia Militar são atendidas no Centro de Operações da Polícia Militar – Copom de Uberlândia, por meio da 9ª RISP (Região Integrada de Segurança Pública). A centralização das ligações em cidades do Triângulo Mineiro aconteceu em meados de setembro de 2018, com o objetivo de atender a demanda tendo em vista que o local possui melhor estrutura e quantidade adequada de militares.

As pessoas que tiverem alguma reclamação do serviço, podem formalizar ao Ministério Público
Além disso, os atendimentos passaram a ser monitorados, sendo realizadas auditorias para verificar a qualidade do trabalho prestado à comunidade. Entretanto, muitos araguarinos ainda questionam a agilidade nessa resposta. Inicialmente, o problema estava relacionado à telefonia móvel, que muitas vezes impedia que o atendimento ocorresse de forma correta. Algumas pessoas afirmam que ligavam no 190 e, ao invés de cair em Uberlândia, caia em Patrocínio, Patos de Minas, outros locais.
A demora no atendimento também foi motivo de reclamações, uma vez que o atendimento passa por triagem e depois de finalizada a ligação, a solicitação é encaminhada para os policiais da cidade responsável. Diante disso, o 53º Batalhão de Polícia Militar disponibilizou o número 3241-8783 que é exclusivo para emergências. Na mesma época, foi solicitado o retorno do Copom (Centro de Operações Policiais Militares) direcionado à Araguari.
“Esses problemas foram resolvidos pelas operadoras de telefonia que, inicialmente, pediram um prazo para se readequarem à centralização deste atendimento da polícia. Atualmente não estamos enfrentado nenhum tipo de problema com as chamadas recebidas em Uberlândia e são rapidamente direcionadas ao nosso sistema, que está interligado. Também não registramos atrasos, o que pode ocorrer em certos casos é o empenho de viaturas em outras ocorrências,” afirmou o militar major Charles Tilman Xavier.
O assunto chegou a conhecimento do Ministério Público, que nesta semana, informou à reportagem ter recebido um ofício do comando geral da Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG) em Belo Horizonte. O documento relata que houve uma análise junto aos municípios sobre o serviço e não há motivos para realizar o retorno à regionalização do 190.
Sobre o assunto, o promotor de Justiça André Luís Melo ressaltou que as pessoas que tiverem alguma reclamação sobre o serviço, podem encaminhar ao Ministério Público no prazo de 10 dias. “O comando afirmou que o serviço está em pleno funcionamento. Caso não haja reclamações, iremos arquivar o processo em questão,” afirmou o promotor.
O 190 é um serviço de emergência da Polícia Militar de Minas Gerais, que o cidadão aciona de qualquer aparelho de telefone, fixo ou celular. Pode ser crucial para informar a ação de marginais que esteja ocorrendo no momento ou anteriormente ao contato, quando alguém foi vítima da ação de marginais, ou está em situação de risco. Em 2014, o 190 da Polícia Militar recebeu mais de 7 milhões de ligações e registrou apenas oito reclamações.
Trote é crime
Os trotes representam um dos principais problemas enfrentados nas chamadas do 190. De acordo com o Centro Integrado de Comunicações Operacionais da PM, é preciso que os pais orientem seus filhos e amigos a usarem corretamente o número, pois os trotes podem colocar em risco a vida das pessoas que realmente precisam de atendimento. As pessoas que cometem esse delito ao serem identificadas, são indiciadas para responder pela má ação.
Nenhum comentário
Últimas Notícias
- Cresce aviação executiva em Araxá sáb, 31 de janeiro de 2026
- DA REDAÇÃO – 31 DE JANEIRO sáb, 31 de janeiro de 2026
- Dallas Mavericks e Los Angeles Lakers fazem o duelo do G3 na 4ª rodada sáb, 31 de janeiro de 2026
- Sebastião Nego leva à votação Projeto de Lei que regulamenta descarte de canetas injetáveis sáb, 31 de janeiro de 2026
- Competição começa neste domingo com seis equipes sáb, 31 de janeiro de 2026
- Com a aproximação do Carnaval, Bombeiros preparam efetivo para garantir a segurança da população sáb, 31 de janeiro de 2026
- Araguari empossa novos membros do Conselho Municipal de Políticas Culturais sáb, 31 de janeiro de 2026
- Araguari e região ficam sob alerta de chuva intensa neste final de semana sáb, 31 de janeiro de 2026
- CANTINHO DO MÁRIO – 31 DE JANEIRO sáb, 31 de janeiro de 2026
- Prefeitura de Romaria reforça compromisso com a cultura e turismo no Carna Roma 2026 sáb, 31 de janeiro de 2026
> > Veja mais notícias...
