Domingo, 01 de Fevereiro de 2026 Fazer o Login

Associação dos Catadores de Materiais Recicláveis enfrenta dificuldades em Araguari

sáb, 26 de outubro de 2019 05:11

Da Redação

Os trabalhadores que atuam junto à Associação dos Catadores de Materiais Recicláveis de Araguari (Ascamara) estão novamente enfrentando dificuldades. Os galpões, que antes eram encontrados repletos de material reciclado, hoje não estão nem na metade da capacidade. O motivo é a falta de condição dos associados de coletar o material. Eles alegam que a falta de combustível utilizado pelo caminhão que auxilia no trabalho, resultou na queda de material coletado e, por consequência, no rendimento dos catadores.

Catadores relatam que estão passando por dificuldades financeiras

Catadores relatam que estão passando por dificuldades financeiras

 

Esse é apenas um dos problemas que tem preocupado os associados, que estão recebendo cerca de R$ 320 a cada dois meses, que é proveniente de pequenas quantidades de materiais. “Tanto o combustível quanto o aluguel do galpão que abriga a Associação, são de responsabilidade da prefeitura que está nos ajudado como pode. Entretanto, até hoje não foi liberada a licitação para resolver isso, e como não temos o caminhão para recolher o material ou a condição necessária para pagar o frete, acabamos perdendo os pontos de coleta, pois, nenhuma indústria irá guardar os materiais por mais de dois meses até que possamos recolher,” afirmou a responsável Vanessa Emanuele de Oliveira.

Em consequência disso, grande parte dos materiais está sendo descartado no lixão da cidade e uma pequena parcela recolhida por catadores avulsos nas ruas. Devido à ausência da coleta, os membros da associação solicitam a contribuição da comunidade. Os interessados em colaborar com a Ascamara podem encaminhar materiais recicláveis no período das 7 às 19h, de segunda-feira a sábado. A Associação dos Catadores de Materiais Recicláveis de Araguari está localizada na rua Dezessete, 100, bairro Independência.

“Estamos passando dificuldades financeiras, assim, solicitamos o apoio dos araguarinos através da doação de materiais recicláveis para que possamos dar continuidade ao nosso trabalho e conquistar nossa subsistência, além de fazermos a destinação correta dos materiais. As doações serão bem-vindas,” ressaltou.

Para falar sobre o impasse, a reportagem tentou contato com a secretaria de Meio Ambiente. Conforme ressaltou o secretário Hamilton Tadeu de Lima Junior, a licitação foi assinada pelo setor responsável, mas o trabalho segue normalmente. “Não houve nenhuma interrupção na coleta. Estamos fazendo o trabalho de forma normal nos pontos,” disse.

A Associação dos Catadores de Materiais Recicláveis de Araguari é a fonte de renda para mais de quinze famílias. A atuação dos catadores de materiais reutilizáveis e recicláveis, cuja atividade profissional é reconhecida pelo Ministérios do Trabalho e Emprego desde 2002, segundo a Classificação Brasileira de Ocupações (CBO), contribui para o aumento da vida útil dos aterros sanitários e para a diminuição da demanda por recursos naturais, na medida em que abastece as indústrias recicladoras para reinserção dos resíduos em suas ou em outras cadeias produtivas, em substituição ao uso de matérias-primas virgem.

 

Nenhum comentário

Deixe seu comentário: