Segunda-feira, 02 de Fevereiro de 2026 Fazer o Login

Araguari une-se e elege deputado estadual após 36 anos

ter, 9 de outubro de 2018 05:49

por Tatiana Oliveira

Raul José de Belém segue os passos do pai e ocupa cadeira no Legislativo em 2019

Domingo, 7, presenciamos a apuração do primeiro turno das eleições gerais e foram eleitos seis candidatos a deputado estadual pelo Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba para ocupar as 77 cadeiras da Assembleia Legislativa. Um deles foi o araguarino Raul José de Belém (PSC).

Depois de 36 anos, Araguari retorna à Assembleia Legislativa

Depois de 36 anos, Araguari retorna à Assembleia Legislativa

 

Raul teve um número expressivo de 31.788 votos, 87% de quem o elegeu foram os araguarinos. Experiente, Raul foi vereador; prefeito de Araguari e suplente na Câmara dos Deputados. Agora ocupa a mesma cadeira que seu pai ocupou pela primeira vez em 1966. Em entrevista à Gazeta do Triângulo conta sobre os planos para a legislatura. Confira:

Gazeta do Triângulo: Raul vamos falar de futuro. Uma de suas promessas é ter um escritório aqui na cidade. Como vai funcionar? Portas abertas para o araguarino?

Raul José de Belém (PSC): Eu aprendi isso com meu pai. O tempo em que ele foi deputado sempre teve o escritório, a casa dele aberta para a população e eu não sei fazer de outra maneira. Acho que nós precisamos ter essa proximidade sim, dentro da necessidade, da realidade, para que a gente possa fazer a diferença.

Com esse cargo que era tão esperado por Araguari, agora nós precisamos corresponder à expectativa com muito trabalho, dedicação e carinho pelo povo de Araguari.

GT: E o diálogo com os outros representantes daqui, tanto os eleitos quanto aqueles que estão em exercício em cargos público, como vai ser?

Raul: É imprescindível trabalhar unido; os deputados: estadual, federal, o prefeito e os vereadores. É isso que o povo de Araguari espera de nós, que possamos ter essa capacidade de diálogo pelo bem da cidade. Com certeza, no que depender da minha parte, irei conduzir isso da melhor maneira possível para que Araguari possa tirar o melhor proveito dessa união.

GT: Os seus votos mostraram uma aprovação de seu desempenho político na cidade, visto que a maior parte deles foi daqui?

Raul: Com certeza, sou muito agradecido a Araguari que me elegeu prefeito. Quando fui candidato a deputado federal, tive 40.106 votos somente daqui. Na época foi a maior votação da história dentre todos os candidatos de Araguari. Então, tenho uma gratidão enorme pelo povo de Araguari que sempre confiou e continua confiando no nosso trabalho.

Estou com apenas 36 anos e tenho essa história maravilhosa com o povo daqui. Quero fazer com que essa seja uma história de muito sucesso, uma trajetória limpa, com muita honestidade, decência e temor a Deus. Quero que o nosso povo saiba que tem alguém em Belo Horizonte ou aonde quer que eu esteja, falando em nome de Araguari e honrando o nome da cidade e do povo daqui.

GT: Você teve uma campanha limpa do seu lado, mas sofreu alguns ataques de pessoas que apoiavam outros candidatos. Como foi lidar com isso, principalmente com boatos que surgiram que você não poderia mais ser candidato?

Raul: Lamento que esse tipo de campanha ainda exista, mas o resultado da eleição demonstra para essas pessoas que o povo não quer isso mais. O povo quer ouvir propostas, quer ver sinceridade no candidato, quer realmente ter a certeza de que aquela pessoa que ele está votando vai fazer a diferença.

Então, acredito que tudo isso que foi feito durante a trajetória da campanha com o intuito de nos prejudicar teve efeito contrário. Da minha parte passei por cima e relevei; é bola pra frente e que essa campanha seja um grande ensinamento para todos nós.

GT: O que você espera do diálogo com o novo governador?

Raul: Nós estamos em um momento de muita incerteza no cenário do Estado porque temos um segundo turno pela frente e é inegável o meu relacionamento com o senador Anastasia, de quem eu tive o prazer de ser assessor especial.

Vemos que existe uma mobilização diferente da população, então precisamos acompanhar esse segundo turno para saber como as coisas vão acontecer.

Independentemente do resultado, creio que é preciso haver muito consenso para reconstruir Minas Gerias. O estado está falido, as pessoas estão desacreditadas em relação a Minas Gerais. Então, quem quer que seja o governador do Estado tem uma grande responsabilidade pela frente.

O novo governador pode contar com meu apoio para que Minas volte a ser um lugar seguro para o empreendedor, um lugar que tenha menos burocracia, menos impostos e o estado seja um lugar de oportunidades. Hoje, Minas não tem isso mais. Minas Gerais tem mandado suas empresas embora para o estado de Goiás e estamos em uma região que é a mais prejudicada, porque Goiás está muito próximo do Triângulo Mineiro.

GT: Para finalizar, você planejou um primeiro passo, algum projeto a ser feito?

Raul: Iremos trabalhar muito na busca de oportunidades; queremos mostrar Araguari para investidores. Vamos acompanhar de perto a secretaria de Desenvolvimento do Estado, onde as empresas batem à porta para investir em Minas. Vamos mostrar o potencial da região, especialmente de Araguari, porque precisamos muito que se gere emprego e oportunidades na nossa região.

Vamos ter um cuidado todo especial com a saúde também. Quando fui prefeito, tivemos um trabalho intenso para a saúde do município, com a construção de Postos de Saúde, mutirão de cirurgias, alguns programas que funcionaram muito bem. Nós sabemos que o município depende muito do apoio financeiro do Estado para que as coisas possam caminhar bem. Nós iremos trabalhar nesse sentido para que Araguari possa, o mais rápido possível, ver a diferença e a melhora através do nosso trabalho.

1 Comentário

  1. pc disse:

    Deus abençoe nosso Deputado nessa longa caminhada, que realize um excelente trabalho, o povo de Araguari, carece de empregos e de hospitais à altura, visto que, a cidade está crescendo muito e a população no momento sem opção de saúde.

Deixe seu comentário: