Quinta-feira, 19 de Dezembro de 2024 Fazer o Login

Araguari registra 55 novos casos prováveis de dengue

qui, 18 de março de 2021 00:17

Da redação

 

Especialistas alertam para prevenção da dengue durante a pandemia

O informe epidemiológico da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) atualizado no último dia 9 de março, foi divulgado e apontou o quadro da dengue. Conforme a publicação, no momento são 8.773 registros pela doença e apenas um óbito no estado. A respeito do zika vírus (66) e da Chikungunya (1.587), não foi computada nenhuma morte.

O vírus da dengue, que pode ser apresentado em quatro sorotipos (DENV-1, DENV-2, DENV-3 e DENV-4), pode causar a morte da vítima em quadros mais graves. Em Minas Gerais, apenas um óbito pela doença foi confirmado neste ano, sendo no município de Paracatu. Além disso, há mais um óbito em investigação.

Entre os balanços de período que compreende as últimas semanas de 2020 até dia 09 de março de 2021, foram registrados 55 casos prováveis de dengue em Araguari, embora não haja nenhum óbito pela doença. O boletim epidemiológico também dispõe sobre ausência de suspeitas relacionadas à Zika e Chikungunya na cidade neste período.

Diante dessa situação, é muito importante que os cuidados sejam mantidos, para que assim, a situação da doença no estado não saia do controle. Vale lembrar que em Minas, em 2020, foram notificados 84.636 casos prováveis e 13 óbitos por dengue.

Ainda de acordo com o boletim, a região de Uberlândia, da qual Araguari faz parte, está classificada como ‘baixo risco’, sendo as classificações, da mais grave para a menos grave: muito alto risco, alto risco, médio risco e baixo risco.

As principais medidas para evitar a propagação do mosquito que transmite a dengue e outras doenças são: evitar acúmulos de lixo e entulhos no quintal; virar garrafas e baldes de cabeça para baixo; manter lixeiras tampadas; e vasos de plantas sem pratos em baixo. As informações são da SES-MG.

Nenhum comentário

Deixe seu comentário: