Domingo, 01 de Fevereiro de 2026 Fazer o Login

Araguari recebe atletas de todo Brasil para o Torneio Nacional de Xadrez

ter, 8 de março de 2022 09:18

Da Redação

 

Nos dias 5 e 6 de março, aconteceu em o 2º Torneio de Xadrez em Araguari, com a participação de atletas brasileiros; um cubano, naturalizado paraguaio e um holandês.

O xadrez é um tipo de atividade que contribui de forma significativa para o desenvolvimento do jogado em várias áreas. Por esse motivo, o jogo passou a ser utilizado em várias instituições de ensino com o intuito de colaborar na aprendizagem dos alunos.

Vencedores da categoria Absoluto, acompanhados do prefeito, do secretário de Esportes e da presidente do Clube de Xadrez.

 

Dentre os proveitos que o xadrez pode trazer aos seus jogadores estão: desenvolvimento cerebral; aumento do Quociente de Inteligência (QI), um agente capaz de mensurar a inteligência das pessoas, baseando-se em resultados de testes específicos; prevenção do Alzheimer; aumento da criatividade; melhora a capacidade de resolver problemas; melhora as habilidades de leitura; acelera o processo de recuperação, após um Acidente Vascular Cerebral (AVC); melhora a memória; ensina sobre planejamento e tomada de decisão.

“A gestão do prefeito Renato Carvalho (Republicanos) e da vice-prefeita Maria Cecília (Solidariedade) tem a finalidade de fomentar e democratizar todas as modalidades esportivas. O prefeito sinalizou a realização de um processo seletivo para a contratação de professores de xadrez. A contratação desses profissionais será uma parceria das secretarias de Esportes e Educação”, disse o secretário de esportes, Wesley Lucas.

A competição ocorreu no Ginásio Poliesportivo General Mário Brum Negreiros, foi dividida nas categorias Absoluto e Estudantil e teve premiações para os três primeiros colocados em cada divisão. Os vencedores receberam o prêmio de 5 mil reais, os medalhistas de prata foram premiados com 3 mil reais e os medalhistas de bronze receberam a quantia de 2 mil reais. Vale lembrar, que os competidores que ficaram entre o 4º e o 7º lugar, em ambas as categorias receberam medalhas de participação.

Segundo as informações do chefe da pasta de Esportes, na categoria Estudantil, participaram crianças e adolescentes, com idades entre 6 e 18 anos. Já na modalidade Absoluto não houve limite de idade. Para a competição foram disponibilizadas 200 vagas, sendo 100 para cada categoria.

Na categoria Estudantil, o jogador Rodrigo Machado Borges, residente de Uberlândia, ficou com o primeiro lugar. A medalha de prata ficou para a competidora Maria Fernanda Sousa, moradora de Ituiutaba. O terceiro colocado foi o atleta, Henrique Rezende Peixoto, residente de Araguari.

Na modalidade Absoluto, o cubano, naturalizado paraguaio, participante de seis olimpíadas, Neuris Delgado Ramirez conseguiu a primeira colocação. O segundo e o terceiro lugares foram para os dois brasileiros, Adriano Lucas Machado e Lucas Branquinho Massucat, respectivamente.

“O objetivo do torneiro foi incentivar os estudantes a participar de mais uma competição recreativa e saudável, com desenvolvimento cognitivo e da matemática, raciocínio lógico e muito mais” finalizou o prefeito, Renato Carvalho.

Nenhum comentário

Deixe seu comentário: