Terça-feira, 03 de Fevereiro de 2026 Fazer o Login

Araguari participa da Semana Internacional do Café em BH

sáb, 10 de novembro de 2018 05:01

por Tatiana Oliveira

Café de dez produtores da cidade foi apresentado para degustação durante o evento

Entre os dias 7 a 9 de novembro os cafés de produtores de Araguari e Indianópolis estiveram presentes na 6ª edição da Semana Internacional do Café (SIC). Trata-se de um encontro de cafeicultores, torrefadores, classificadores, exportadores, compradores, fornecedores, empresários, baristas, proprietários de cafeterias e apreciadores que ocorre em Belo Horizonte (MG).

Cooperativa monta estande no evento para apresentar os dez melhores cafés do ano

Cooperativa monta estande no evento para apresentar os dez melhores cafés do ano

 

Durante o evento aconteceu, também, o Campeonato Mundial de Baristas. “É um campeonato muito importante. Tem pessoas do mundo inteiro, tanto compradores de café, quanto especialistas em barismo e as maiores e mais especializadas indústrias de torrefação do Brasil.”

A Semana Internacional do Café aconteceu na capital de Minas Gerais, Estado cafeeiro por excelência e maior produtor do Brasil. A produção araguarina é altamente tecnológica, com 90% de suas lavouras irrigadas, com um dos cafés considerados de melhor qualidade do Brasil e do mundo, tanto no tipo quanto no sabor.

O cooperativismo é parte importante desse resultado, pois 46% da produção de café mineiro passam por cooperativas. No evento, a Cooperativa dos Cafeicultores do Cerrado de Araguari – Coocacer – montou um estande para divulgar a produção de Araguari e Indianópolis, de acordo com a superintendente da Coocacer, Eliane Cristina. “Nosso principal objetivo é fazer a divulgação da nossa região, da alta qualidade dos cafés que temos, tanto para o mercado interno, quanto para o externo, que são as pessoas que estão aqui no evento.”

Apesar da alta qualidade da produção do cerrado mineiro, a superintendente afirma que há quem não conheça o café produzido na região. “Infelizmente, ainda, muitos não provaram a qualidade do nosso café, então a estratégia da cooperativa nos últimos anos é participar desses eventos de nível internacional para que possamos ser conhecidos”. A Coocacer Araguari é composta por 175 cooperados que produzem em torno de 179.254 sacas de café ao ano.

Com esse intuito, a cooperativa levou a seu estande os cafés dos dez finalistas do III Concurso Cafés de Qualidade Coocacer Araguari. “Trouxemos os melhores cafés do ano para divulgar a qualidade do café da Cooperativa, dos cooperados e a qualidade da nossa região de Araguari e Indianópolis”, comenta Eliane Cristina.

Segundo ela, a estratégia é tentar cortar o atravessador, agregar valor e proporcionar melhor remuneração ao produtor cooperado. “É muito positivo porque a cooperativa consegue se conectar diretamente com as indústrias, os torrefadores, os baristas. Apresentamos os cafés a eles, que levam consigo amostras dos nossos cafés para que possamos trabalhar em futuros negócios”, relata.

Outro público foi citado em entrevista à Gazeta do Triângulo e esteve presente no estande da cooperativa, os coffeelovers. “Essa pessoas estão em busca de cafés de qualidade. Estar presente pela segunda vez no evento é uma estratégia que faz com que aqueles que querem os cafés especiais e querem o nosso café cheguem de uma forma mais direta ao nosso produtor”.

O presidente da Associação dos Cafeicultores de Araguari, Cláudio Morales Garcia, também esteve no evento. “Esse ano foi a melhor feira de todas. O que achei de mais interessante é que muitos jovens do mundo inteiro estavam fazendo degustação de café, vieram aqui para ver o café de várias regiões do país e de outros países também”, comenta.

Nenhum comentário

Deixe seu comentário: