Quarta-feira, 11 de Setembro de 2024 Fazer o Login

Araguari é incluída no Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal – SISBI

qua, 13 de maio de 2020 12:49

Da Redação

A Portaria nº 96, de 4 de maio de 2020 publicada no Diário Oficial da União na última semana, reconheceu a equivalência do Serviço de Inspeção Municipal (SIM) de Araguari-MG para adesão ao Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal (SISBI-POA).

Produtos de origem animal representam o alvo específico deste modelo de inspeção

Produtos de origem animal representam o alvo específico deste modelo de inspeção

O programa faz parte do Sistema Unificado de Atenção a Sanidade Agropecuária (SUASA) e tem como objetivo padronizar e harmonizar os procedimentos de inspeção de produtos de origem animal para garantir a inocuidade e segurança alimentar de todos. O SIM passou por algumas adequações nos últimos anos, permitindo que os empresários locais pudessem comercializar seus produtos.

O SIM ainda é responsável pela inspeção de diversas empresas no município, dentre elas, abatedouros de frango, empresas de laticínio, fábricas de produtos cárneos e um apiário. Os empreendimentos auxiliam na geração de empregos diretos e indiretos e agora com a adesão, existe a possibilidade de aumento nas vendas, proporcionando ainda crescimento quanto à mão de obra e na economia do município.

Algumas empresas também possuem credenciamento junto ao Sistema de Inspeção Federal (SIF) que é vinculado ao Departamento de Inspeção de Produtos de Origem Animal (DIPOA) cuja responsabilidade é assegurar a qualidade de produtos de origem animal, tanto comestíveis quanto não comestíveis destinados ao mercado interno e externo. As inspeções são realizadas mensalmente por agentes do MAPA, sendo que os profissionais da área de medicina veterinária são cedidos pelo município.

A reportagem entrou em contato com o secretário de Agricultura, Mayron Ramos para se inteirar sobre detalhes do Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal (SISBI-POA), mas não obteve retorno até o fechamento desta edição.

Nenhum comentário

Deixe seu comentário: