Segunda-feira, 02 de Fevereiro de 2026 Fazer o Login

Araguari Atlético Clube, uma volta por cima, uma nova esperança, um impedimento…

qui, 1 de agosto de 2019 05:17

Com Assessoria

O futebol apresentado pelo glorioso Galo da Comarca em 1993 foi inesquecível. Com uma campanha fantástica, o Vermelhinho Estrelado empolgou não somente a cidade de Araguari, mas toda a região, disputando a Segunda Divisão do Campeonato Mineiro de Profissionais, onde a aguerrida equipe comandada pelo consagrado técnico Waldir Silva sagrou-se campeã, derrotando no último confronto da competição o Ideal da cidade de Ipatinga, diante de 5 mil pessoas no Estádio Vasconcelos Montes, na avenida Bahia.

Até então, tudo era só comemoração e empolgação na torcida, imprensa e no meio empresarial de Araguari e da região, pois, como legítimo campeão mineiro da Segunda Divisão, o Galo da Comarca acabava de conquistar a sonhada vaga para a Série A – Primeira Divisão de Profissionais do Estado de Minas Gerais.

Estádio Vasconcelos Montes foi reestruturado para o retorno do Galo ao futebol profissional em 2019 ** Divulgação

Estádio Vasconcelos Montes foi reestruturado para o retorno do Galo ao futebol profissional em 2019
** Divulgação

 

No entanto, como um CORTE DE NAVALHA, dias após a belíssima conquista araguarina, veio em forma de nota oficial da Federação Mineira de Futebol a criação do inesperado Módulo Dois ou Módulo B, realmente uma ducha de água fria que esfriou por completo a cidade, a imprensa local e o ânimo dos dirigentes do clube.

Nada fez com que mudassem a decepcionante nota oficial, que atingiu mortalmente as pretensões do glorioso Araguari Atlético Clube, logo após conquistar o maior título do futebol profissional da história do município. Tudo se desmoronou ali. Desde então, nada mais deu certo para o Galo da Comarca. A cidade de Araguari sentiu profundamente o inesperado CORTE em sua vida esportiva, desbancando assim a pujança do até então grande CAMPEÃO MINEIRO DA SEGUNDA DIVISÃO DE MINAS GERAIS, que ficou sem o legítimo acesso à Primeirona no ano seguinte, em 1994.

Após trancos e barrancos, exatamente 26 anos depois de frustradas tentativas surge o senhor WALTER HENRIQUE ANDRADE, carinhosamente conhecido como WALTINHO, araguarino, ex-atleta profissional na condição de goleiro, e hoje um ser humano íntegro, pai de família, conquistando a todos com seu jeito sincero e transparente, fazendo o Araguari Atlético Clube ressurgir das cinzas em uma árdua batalha com um grupo de abnegados dirigentes, trazendo o Galo de volta ao cenário esportivo profissional das Minas Gerais.

O primeiro e importante passo foi restaurar a credibilidade junto à cidade em geral e mostrar à Federação Mineira – entidade máxima que rege o futebol do estado – que o Araguari AC veio para ficar.

Com muita dedicação, esse grupo liderado pelo presidente Walter buscou organizar o Estádio Vasconcelos Montes, deixando suas dependências em ótimas condições para a prática do futebol. Todos os detalhes foram minuciosamente cuidados. O gramado restaurado, mesmo numa época de difícil manutenção dos gramados do país, como vimos seríssimas reclamações na Copa América, e na própria Arena do Grêmio e na Arena do Palmeiras.

O gramado do portentoso Estádio Vasconcelos Montes está bem e, contando com o valoroso apreço do excelentíssimo presidente da Federação Mineira de Futebol, doutor Adriano Guilherme Aro e do vistoriador da FMF, doutor Hilário Alex, que o Araguari Atlético Clube, neste importante retorno ao cenário estadual, possa mandar seus jogos em casa, como merece a sua apaixonada torcida estrelada.

Araguari, cidade que viu nascer grandes homens da história do nosso Brasil, como o saudoso Raul Belém, e tantos outros baluartes, e hoje presenteia nossa história com dois talentosos jovens no meio político, Raul José de Belém e José Vítor, nossos deputados estadual e federal, respectivamente, os deputados Doorgal e Lafayette Andrada, o Poder Público Municipal, a Câmara de Vereadores e o empresariado local, que juntos com toda a nação desportista que ama futebol, esperam com ansiedade por este momento de vermos o Vermelhinho Estrelado de volta em grande estilo ao futebol profissional, rumo à elite, com a certeza de que não merecemos e jamais voltaremos a ser severamente punidos pela nossa regente do futebol mineiro, a FMF.

Que nada, dessa vez, se torne um impedimento para contrariar nossas pretensões de poder disputar em igualdade de condições jogando fora e também em nossos domínios o importantíssimo certame mineiro de profissionais.

Nossa amável Araguari, hoje com mais de 130 mil habitantes, vive esta ESPERANÇA, e que o futebol nos traga ALEGRIA e PAZ.

7 Comentários

  1. NEY FRANCISCO DA SILVA disse:

    Parei de ler em Raul belém, grande homem….

  2. NEY FRANCISCO DA SILVA disse:

    Parei de ler em Raul belém, grande homem….e Raul filho promissor…

  3. Cristiano dos Santos disse:

    Só não falaram porque o time foi proibido de subir

  4. NEY FRANCISCO DA SILVA disse:

    conta ai cristiano!!

  5. Rick disse:

    Meu DEUS quem escreveu esta coluna, que rasgação de seda, totalmente tendenciosa, mais com cunho político do que esportivo, é por isso que o esporte na cidade não vai para frente, tem que estar sempre amarrada com políticos, interesses pessoais. Um time de futebol não se faz só com reforma de um esqueleto horroroso que é o estádio atual, com grama nova, tem que ter um projeto muito mais sólido, parceria a longo prazo. Realmente seria bacana a cidade voltar a ter um representante na primeira divisão, mas se não tiver profissionalismo, projeto a longo prazo, base solida, nada disso passará de um sonho muito distante. Como exemplo temos nossa cidade vizinha Uberlândia que ano após ano com toda estrutura de futebol um ano sobe pra primeira e no outro é um sofrimento pra se manter.

  6. pc disse:

    O Galo da Comarca jamais deveria ter caído para divisões inferiores, não entendo até hoje porque a FMF, fez aquela complicação em 1994, o pior é que ninguém interveio na época.

  7. Hiawatha disse:

    Gostei da frase sobre um ex-goleiro: “…ex-atleta profissional na condição de goleiro, e hoje um ser humano íntegro, pai de família…”. Quer dizer que antes ele não era ? O que é isso, gente?? profissionalismo é bom e não custa muito!!

Deixe seu comentário: