Segunda-feira, 08 de Dezembro de 2025 Fazer o Login

Araguari atinge mais de 200 castrações no último fim de semana, através do Castramóvel

qui, 9 de fevereiro de 2023 08:06

Da Redação

A castração previne enfermidades reprodutivas em fêmeas

Mesmo sendo muito conhecida, a castração de cães e gatos ainda causa muitos questionamentos. Isso acontece devido a algumas informações compartilhadas sem conhecimento. Existem muitas pessoas que pensam que castração pode colocar os animais em risco ou causar algum sofrimento. Atualmente, o procedimento é realizado por profissionais especializados que seguem todos os protocolos de segurança.

A castração é um método validado em todo o mundo por ser muito seguro e eficaz no controle da população de cães e gatos urbanos e atuar na preservação e redução de diversas enfermidades. Além disso, o procedimento também diminui a taxa de natalidade e colabora para longevidade e qualidade de vida do animal. A quantidade de cães e gatos carentes e abandonados por causa de nascimentos indesejados é uma grande preocupação social que pode ser solucionada com a castração.

Dentre os benefícios que a castração pode proporcionar, estão: redução da superpopulação, pela diminuição de gestações indesejadas e consequentes abandonos; redução de passeios externos e complicações relacionadas com o desenvolvimento de doenças infecciosas contraídas nas ruas, atropelamentos, intoxicação; prevenção de enfermidades reprodutivas em fêmeas; redução do risco de doenças mamárias, uterinas e ovarianas; prevenção de doenças testiculares; ajuda no tratamento da diabetes; possibilidade de diminuição da agressividade e marcação de território.

Em Araguari, o projeto de castração de cães e gatos é uma parceria da vereadora, Débora Dau Protetora (PSC); com o deputado estadual, Noraldino Júnior (PSC) e a Organização não Governamental (ONG) Ajuda, da cidade mineira de Juiz de Fora.

Nos dias 4, 5 e 6 de fevereiro, o castramóvel esteve em Araguari, realizando cerca de 292 castrações.

Segundo a assessoria da vereadora Débora Dau, todos os animais foram microchipados. Em 2017, primeiro ano que o projeto foi colocado em prática no município foram realizadas 217 castrações; no ano de 2018, cerca de 258 animais foram castrados; em 2019, em torno de 220 cães e gatos foram castrados; em 2021, 548 animais passaram pelo procedimento; em 2022, 1.067 cães e gatos foram castrados. Além disso, em janeiro do ano passado, foram realizadas 840 castrações em clínica veterinária particular, também com o apoio do deputado Noraldino.

Vale lembrar, que no ano de 2020, o castramóvel não veio para Araguari devido à pandemia da Covid-19.

Nenhum comentário

Deixe seu comentário: