Quarta-feira, 11 de Setembro de 2024 Fazer o Login

Após eleição, Academia de Letras de Araguari define quatro novos acadêmicos

ter, 23 de julho de 2019 05:43

Da Redação

Aconteceu na última sexta-feira, 19, a eleição para preenchimento de quatro cadeiras vagas existentes na Academia de Letras e Artes de Araguari (ALAA). Durante o evento promovido na sede da entidade, 27 acadêmicos apresentaram seus votos, sendo 20 presentes e sete por correspondência. A sessão extraordinária foi presidida por Edmar César Alves, presidente da entidade e todo o processo foi acompanhado pelo advogado e acadêmico Natal Nader.

Posse dos novos acadêmicos é parte das comemorações alusivas aos 51 anos da Academia

Posse dos novos acadêmicos é parte das comemorações alusivas aos 51 anos da Academia

 

Durante o prazo, foram recebidas seis inscrições, sendo três para artes e três para letras. De acordo com Edmar César, após a contabilização dos votos foram eleitos como novos acadêmicos, a poetisa e administradora de empresa Andrea Aparecida de Ávila Alves Silva que recebeu 17 votos e assumirá a cadeira número 10. Aos 35 anos, Andrea possui várias publicações em Antologias Poéticas e outros trabalhos.

Também com 17 votos, o jornalista e designer gráfico Márcio Eduardo Marques foi escolhido para a cadeira número 18. Possui diversos trabalhos realizados na área de criação e edição de jornais e revistas em toda a região. Tem atuado com excelência na imprensa de Araguari, estando à frente da Gazeta do Triângulo como editor chefe.

O publicitário e músico José Maria Albuquerque Rocha escolhido para a cadeira 24 recebeu 25 votos; possui vários trabalhos realizados para diversas empresas de designer do Brasil, como cartilhas, livretos infantis, além de vasta produção musical com grandes nomes nacionais. Por sua vez, o escritor e romancista Manoel Messias de Carvalho ficará com a cadeira de número 26. Ele obteve 24 votos. Graduado em História, Manoel possui quatro livros publicados. Tem dado grande relevância à literatura infantil com vários trabalhos reconhecidos na região.

As cadeiras nº 10, 18, 24 e 26, eram ocupadas anteriormente por Jeovah Bittencourt; Risaco Akegawa, Edilberto Luiz de Resende e Juvenil de Freitas, respectivamente. Com os quatro novos acadêmicos eleitos sócios titulares, a entidade preenche as 40 cadeiras existentes na Academia de Letras de Araguari, obedecendo aos moldes da Academia Brasileira de Letras. Segundo o presidente da entidade, o processo por meio de edital foi uma das melhores formas encontradas para abrir espaço e oportunidades a todos que sempre almejaram ingressar na Academia de Letras e Artes de Araguari. A posse dos novos acadêmicos está marcada para 10 de agosto, sendo parte das comemorações alusivas aos 51 anos da Academia.

Após eleição, Academia de Letras de Araguari define quatro novos acadêmicos

Após eleição, Academia de Letras de Araguari define quatro novos acadêmicos

 

Em entrevista, o presidente da instituição cumprimentou os candidatos que se inscreveram no processo. “Cumprimento, em nome de todos os confrades da ALAA, a cada um dos candidatos inscritos o que mostrou a credibilidade e o prestígio da entidade junto à sociedade araguarina. Aproveito para parabenizar os novos acadêmicos que, com certeza, honrarão e representarão muito bem a Academia. Boa sorte aos eleitos e que consigamos manter viva e ativa a casa das letras e das artes de Araguari.”

O presidente lembrou ainda que continuam à disposição da população as inscrições para o Concurso Nacional de Contos e Poesias Abdala Mameri, comemorando o Jubileu de Ouro desse certame literário que teve sua primeira edição realizada em 1969. As inscrições terminam no dia 25 de julho e para os vencedores, a Academia concederá prêmios aos trabalhos classificados; 1º lugar de cada categoria o valor R$ 1.000,00 e para o 2º lugar, o valor de R$ 500,00.

 

Nenhum comentário

Deixe seu comentário: