Quarta-feira, 11 de Setembro de 2024 Fazer o Login

Apesar do aumento de demissões, município tem saldo positivo no emprego formal em 2020

sáb, 30 de maio de 2020 09:10

Da Redação

Este foi o primeiro Caged divulgado no ano, que foi publicado em um novo formato

Este foi o primeiro Caged divulgado no ano e foi publicado em um novo formato

Araguari registrou 2.838 contratações durante os quatro primeiros meses deste ano. A informação foi divulgada na última quarta-feira, 27, pelo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) do Ministério da Economia. Apesar do saldo positivo de 58 vagas criadas no período, é grande o número de desligamentos que chegou à 2.780 demissões. Os dados de janeiro a abril foram publicados pela primeira vez este ano, uma vez que o governo havia suspendido a divulgação, afirmando que as empresas não estariam informando dados de demissões, o que inviabilizou a consolidação do cadastro.

Apesar de as informações serem de prestação obrigatória, desde que foi simplificado e unificado o cadastro trabalhista, no fim de 2019, tem havido subnotificação por parte das empresas. Segundo verificou a reportagem, neste período o comércio foi o setor que mais encerrou postos de trabalho, registrado saldo negativo de 220 vagas no emprego formal com carteira assinada. As demissões superaram as contratações, sendo registrado 883 e 663 respectivamente.

A Construção Civil atingiu 347 admissões e 319 desligamentos, registrado 28 vagas criadas, posteriormente, aparece o setor de Agricultura com 162 contratações novas no período e 103 desligamentos, o saldo positivo é de 59 postos de trabalho. Apesar da maior criação de vagas (+109), a Indústria de Transformação também realizou muitas demissões, sendo 487 desligamentos e 596 contratações.

As demissões podem ser explicadas pela suspensão de certas atividades, devido ao aumento de casos relacionados à covid-19 em todo o estado.  Com a pandemia do novo coronavírus, que foi decretada pela Organização Mundial de Saúde (OMS) , o município adotou restrições nas atividades econômicas, que exigiram o fechamento de grande parte do comércio, por exemplo. Desde meados de março, o município tem sentido os efeitos da crise econômica causada pela pandemia: foram 757 contratações contra 714 demissões (+43 vagas).

No mês de abril, a situação se agravou e Araguari fechou o mês com saldo negativo, tendo registrado 459 admissões e 686 desligamentos. Desta forma, foram encerrados 227 postos de trabalho no município. A maioria dos setores tiveram saldo negativo no referido mês, como por exemplo o comércio, com 105 admissões e 215 desligamentos, sendo que o saldo negativo é de 110 vagas. Também a Construção Civil que teve fechamento de 39 postos de trabalho, sendo 50 contratações e 89 desligamentos. Por sua vez, a Industria de Transformação efetuou 78 contratações e 104 demissões, sendo o saldo negativo de 26 vagas de trabalho. O único setor que apresentou saldo positivo em abril foi a Agricultura, que efetuou 55 admissões, 24 desligamentos e a criação de 31 vagas para trabalhadores de Araguari e região.

A economia brasileira fechou 1,1 milhão de vagas de trabalho com carteira assinada entre os meses de março e abril.

Os dados atualizados são os primeiros a mostrar o retrato do impacto da pandemia do novo coronavírus no mercado de trabalho brasileiro. A pandemia levou governos a adotarem medidas de restrição e isolamento social para reduzir a velocidade do avanço da doença.

Nenhum comentário

Deixe seu comentário: