Terça-feira, 03 de Fevereiro de 2026 Fazer o Login

Animais soltos em vias públicas causam transtornos a moradores

qua, 28 de novembro de 2018 05:23

Da Redação

Número de ocorrências registradas pela secretaria de Serviços Urbanos aumentou nos últimos meses

A soltura de animais de grande porte em vias públicas, segundo informações da secretaria de Serviços Urbanos, aumentou nos últimos meses. Os moradores do município têm reclamado dos transtornos causados pelos animais, principalmente nos bairros Bela Suíça e Portal dos Ipês.

Nessa segunda-feira, 26, internautas publicaram fotos em redes sociais de equinos e bovinos andando livremente pelas ruas. Um morador do bairro Bela Suíça comentou que essa é uma situação recorrente. “Sou um dos primeiros moradores do bairro e, desde então, convivemos com isso. Fiz reclamações, mas jamais tivemos a solução desse problema. Eles comem a grama do vizinho, rasgam os sacos de lixo do outro e deixam fezes na calçada”.

Cavalos causam transtorno aos moradores do Bela Suíça

Cavalos causam transtorno aos moradores do Bela Suíça

 

Outra internauta publicou a foto de um bovino na avenida Cornélia Rodrigues da Cunha, bairro Jóquei Clube e comentou sobre o risco de acidentes. “Esse animal estava a caminho do bairro Santiago, em um local que as pessoas utilizam para fazer caminhadas, e quase derrubou uma senhora com uma criança na garupa. Seria complicado se atropelasse um ciclista, ou mesmo abalroasse em motos e carros”.

De acordo com o secretário de Serviços Urbanos, Rodrigo Costa Ferreira, em situações como essa, o morador deve realizar uma denúncia pelo número (34) 3690-3181. “Estamos recebendo muitas reclamações de animais soltos e temos percebido o aumento dessas ocorrências”.

O secretário comenta que as equipes da secretaria promovem rondas constantemente nos bairros Bela Suíça e Monte Moriá, com o objetivo de coibir ação de soltura desses animais. “Uma das nossas maiores preocupações é o risco de acidentes que eles causam, então, promovemos as rondas constantemente, mas pedimos para que a população nos ajude e denuncie”.

Conforme o secretário, o disque-denúncia também funciona aos finais de semana e o horário de captura de animais é das 7 às 19h. “Nosso curral tem capacidade para abrigar em torno de trinta animais e capturamos entre quinze e vinte por mês. Inclusive, nosso caminhão não está em perfeitas condições, mas existe o planejamento para a aquisição de um novo veículo no próximo ano”.

Geralmente, as denúncias de soltura de animais aumentam nos finais de semana. “Para retirar o animal, o proprietário paga o valor de R$ 20, mas estamos discutindo com o Departamento Jurídico e a Câmara Municipal a possibilidade de aumentarmos esse valor, para tentarmos coibir essa situação”.

O secretário acrescenta que também estará reunido com representantes da Polícia de Meio Ambiente. “Estamos tentando agendar uma reunião para buscarmos orientações e pedirmos auxílio em relação a como devemos proceder”.

1 Comentário

  1. Anônimo disse:

    Eu tenho uma solução para tirar os cavalos da rua. Leve-os para uma fazenda bem longe. Provavelmente eles não têm dono. E se algum dono reclamar que o cavalo sumiu, mande-o procurar aonde ele deixou. Porque se levar para o curral eles ainda vão lá a noite e pegam os cavalos escondidos. E se for as vacas ainda melhor, leve-as para as fazendas também.

Deixe seu comentário: