Segunda-feira, 02 de Fevereiro de 2026 Fazer o Login

ALAA promove solenidade para entrega de premiações do 50º Concurso Nacional de Contos e Poesias

sáb, 9 de novembro de 2019 05:02

Da Redação

Acontece neste sábado, 9, a entrega das premiação do Concurso Nacional de Contos e Poesias “Abdala Mameri”, que este ano recebeu a inscrição de mais de 200 candidatos. A solenidade terá início às 20h e será realizada na sede da Academia de Letras e Artes de Araguari (ALAA), situada à rua José do Patrocínio, 291, Centro. O evento é aberto à comunidade araguarina, sendo aguardada também a presença de representantes do município, lideranças políticas e convidados especiais.

Este ano, o Concurso de Contos e Poesias foi lançado em março, entre as comemorações do Dia das Letras e das Artes

Este ano, o Concurso de Contos e Poesias foi lançado em março, entre as comemorações do Dia das Letras e das Artes

 

De acordo com o presidente da Academia, o escritor Edmar César Alves, a premiação acontecerá da seguinte forma: para o primeiro lugar de cada categoria (contos e poesias) o valor R$ 1.000,00 e para o segundo lugar, o valor de R$ 500,00. Os demais ganhadores em cada categoria condecorados com a menção honrosa receberão medalhas e certificados. Além disso, a solenidade será marcada ainda por homenagens, pois, em toda edição do Concurso é destacado o centenário de nascimento de uma personalidade local e outra, em âmbito nacional.

Na oportunidade serão homenageados pelo centenário de nascimento o comerciante araguarino Genésio Ferreira Neves nascido em 12 abril de 1919 e o cantor e compositor Nelson Gonçalves, nascido em 21 de junho de 1919. As homenagens serão conduzidas pelos acadêmicos João Batista da Silva, José Maria Albuquerque, Andreia Aparecida de Ávila Alves e Silva, Eurípedes Napolião Gonçalves e o convidado Geraldo Fernandes.

Seguindo o cronograma de atividades programadas para a noite festiva, a Academia de Letras também concederá o diploma de Escritor Revelação aos jovens Paulo Cavanholi pela publicação do livro “A terra dos ascendentes – legado de heróis” (2018) e Marcos Mantuam de Castro pela publicação “Michael Jackson – O ídolo, o herói e o amigo” (2019). “Esse diploma é especial e estamos concedendo devido ao ano comemorativo ao Jubileu de Ouro do Concurso e aos 51 anos da criação da entidade,” afirmou Edmar César.

O Concurso de Contos e Poesias foi lançado em março deste ano, entre as comemorações do Dia das Letras e das Artes, conforme Lei Municipal que homenageia o fundador da entidade e do certame literário, o escritor, poeta, professor e ilustre cidadão araguarino, Abdala Mameri. O certame literário que se tornou tradição foi instituído em 1969, um ano após a fundação da Academia de Letras e Artes, no intuito de difundir e incentivar a arte de escrever.

Em cinco décadas, o concurso atingiu grande número de escritores e se tornou um dos maiores certames literários do interior do Brasil, nas categorias contos e poesias. Promovido anualmente tem divulgado o nome de Araguari em todo o território nacional aumentando cada vez mais o número de inscritos e interessados. Conforme ressaltou o presidente da Academia, não é fácil manter essa tradição, pois as dificuldades são muitas e os entraves burocráticos para angariar apoio por meio de projetos são imensos, principalmente com o governo municipal atual que, pelo segundo ano consecutivo, não prestou nenhum apoio, mesmo a entidade estando totalmente documentada dentro das exigências legais de fomento e colaboração.

“É importante ressaltar que alguns colaboradores não mediram esforços em nos apoiar para a realização e continuidade dessa iniciativa nascida há 50 anos. Justamente nas comemorações do jubilei de Ouro do Concurso, tivemos vários constrangimentos que foram atenuados pelos parceiros e que serão apresentados durante o evento,” ponderou.

 

Vencedores – Categoria Contos:

1º lugar – “O Fantasma da Agenor Paes”, de Antônio Pereira da Silva (Uberlândia-MG)

2º lugar: “A Derradeira Viagem”, de Regina Ruth Rincon Caires (Araçatuba-SP)

Menções Honrosas:

“Tomate”, de Nayra Aparecida Lopes Costa (Araguari-MG);

“Na noite em que as luzes se apagaram”, de Sarah de Oliveira Passarella (Campinas-SP);

“O Semáforo”, de Antônio Carlos Rodrigues (Araguari-MG);

“A Sombra” de Humberto Del Maestro (Vitória-ES);

“Não te direi quem sou” de Adalgisa Aparecida de Souza Ferreira (Goiânia-GO)

“Linhas, Agulhas, Carretéis e a Velha Singer”, de Waldir Capuci (Jacareí-SP)

Vencedores – Categoria Poesias:

1º lugar – “Liberdade Poética”, de Gilson Eustáquio Chagas (São José do Rio Preto-SP)

2º lugar: “Um Canto Qualquer”, de Angela Bawden de Paula Schmidt (Itajubá-MG)

Menções Honrosas:

“Pai”, de Walkira Vieira da Silva (Araguari-MG);

“A Volta do Boêmio”, de Adalgisa Aparecida de Souza Ferreira (Goiânia-GO);

“O Futuro da Vida”, de Neraldino de Oliveira Santos (Araguari-MG);

“Espera” de Tatiana Alves Soares (Rio de Janeiro-RJ);

“Amigos” de Augusto Sérgio Bastos (Rio de Janeiro-RJ);

“Varanda”, de Ana Amélia Machado Nascimento (Itajubá-MG).

Comissões Julgadoras

1) Contos: Gessy Carísio de Paula, Elzine Borges Beregeno, Luiz Cláudio Pádua Netto, Idelízia da Cunha Cardoso e Janice Lélis Gondim Borges.

2) Poesias: Therezinha Rodrigues Reis, Jeanette Consuelo Scalia Passos, Amariles Alves do Nascimento, Neiton de Paiva Neves e Cleléia Maria Porto e Silva.

Nenhum comentário

Deixe seu comentário: