Terça-feira, 03 de Fevereiro de 2026 Fazer o Login

Ações de enfrentamento ao Aedes aegypti são discutidas durante a reunião do Comitê de Combate à Dengue

sex, 27 de abril de 2018 05:44

Da Redação

Departamento de Zoonoses está programando palestras e mutirões de limpeza

Os membros do Comitê de Combate à Dengue estiveram reunidos nessa quarta-feira, 25, para discutir ações de enfrentamento ao mosquito Aedes aegypti. O departamento de Zoonoses da secretaria de Saúde programa diversas atividades, como Dengômetro, palestras e mutirões de limpeza.

De acordo com Vicente de Paula Marques de Oliveira, coordenador do departamento de Zoonoses,o Comitê de Combate à Dengue é formado por representantes da Polícia Militar, 2º Batalhão Ferroviário, entidades de classe, líderes comunitários, presidentes de associações de moradores de bairros, profissionais da área de educação, dentre outros.

“Nós promovemos duas reuniões durante o quadrimestre para discutirmos ações e anotarmos sugestões, que possam desencadear atividades de controle e enfrentamento ao mosquito Aedes aegypti. Acreditamos que, com a conscientização desses líderes comunitários, a população fica sensibilizada e participa dessas ações”, comenta o coordenador.

O coordenador ressalta que o encontro foi bastante proveitoso. “Na reunião anterior, fizemos atividades em parceria com a secretaria de Meio Ambiente, nas ações alusivas ao Dia Mundial da Água, e promovemos diversas palestras. Nessa reunião, tivemos novas sugestões de palestras e iremos promover ações no 2º Batalhão Ferroviário, com o objetivo de conscientizar os soldados e torná-los parceiros e multiplicadores dessas informações”.

Segundo o coordenador, o Levantamento de Índice Rápido para Aedes aegypti (LIRAa) realizado na última semana apontou índice médio de infestação do mosquito (3.3%). “Encontramos focos nos mesmos bairros e nos mesmos tipos de criadouros, então, a população deve ficar mais sensível ao combate”.

O LIRAa anterior apresentou um índice de 5.4%. “Conseguimos reduzir para 3.3% e isso demonstra que estamos fazendo um trabalho bem feito, apesar do período chuvoso. Nossas ações têm sido bem-sucedidas, mas, apesar da baixa considerável, precisamos do apoio da população para diminuir ainda mais esse número”.

O departamento de Zoonoses está programando um Dengômetro para incentivar a limpeza dos quintais de residências. “Nós montaremos um ponto de trocas e os moradores que levarem possíveis criadouros do mosquito, como pneus, garrafas PET, vasilhames e outros, podem trocar esses objetos por materiais escolares, como caderno, lápis e borracha. Dessa forma, incentivamos essas pessoas a limparem seus quintais e terrenos. A ação surte resultados bastante positivos”.

O coordenador orienta os moradores a realizarem a limpeza frequente de seus quintais. “Existem pessoas que insistem em não verificar seus quintais e acumulam lixo. As medidas para o combate do vetor são simples e os criadouros podem ser removidos facilmente. Pedimos para que as pessoas estejam sempre atentas às garrafas PET, latinhas, potes de margarina, pratinhos das plantas, vasilhames, pneus e outros objetos. Também é importante que o morador observe as calhas que precisam estar sempre limpas, principalmente no período chuvoso. Somente dessa forma conseguiremos manter os índices baixos”.

Nenhum comentário

Deixe seu comentário: