Academia de Letras e Artes de Araguari define programação anual
qui, 28 de fevereiro de 2019 05:05Da Redação
A diretoria da Academia de Letras e Artes de Araguari – ALAA – realizou em sua sede, no dia 22, a Assembleia Geral Ordinária para prestação de contas do ano findo, da apresentação do relatório das atividades no ano da comemoração de seu Jubileu de Ouro e do calendário do cronograma de trabalho para o corrente ano.
Contando com a presença de vários acadêmicos, o presidente da Academia, Edmar César Alves, presidiu a primeira reunião da entidade de 2019, onde foram discutidos diversos assuntos da ALAA que comemora, neste ano, o Jubileu de Ouro do Concurso Nacional de Contos e Poesias Abdala Mameri que está em sua 50ª edição. Há de se destacar, 50 anos ininterruptos de realização deste que é um dos maiores certames literários do interior do Brasil, nas categorias contos e poesias. Em toda edição do Concurso é feita homenagem pelo centenário de nascimento de uma personalidade local e outra, em âmbito nacional. Desta feita, serão homenageados o saudoso comerciante araguarino Genésio Ferreira Neves e o compositor e cantor Nelson Gonçalves. O 50º Concurso de Contos e Poesias será lançado no dia 7 de março, quando se comemora o Dia das Letras e das Artes, conforme Lei Municipal que homenageia o fundador da entidade e do certame literário, o escritor, poeta, professor e ilustre cidadão araguarino, Abdala Mameri.
Ainda, como pauta da reunião, foi aberta a discussão sobre o preenchimento das quatro cadeiras que se encontram vagas na entidade, as quais serão preenchidas conforme edital que será publicado, posteriormente, divulgando os requisitos necessários para a inclusão de voluntários, tanto pelas letras como pelas artes, no quadro de membros efetivos da ALAA. Hoje, a Academia possui 36 integrantes, sendo que, a cadeira de número 1 é preservada e garantida como Ad Perpetuam (o eterno) ao ínclito professor Abdala Mameri que foi o responsável pela edificação dessa conceituada entidade cultural de nossa cidade. Ao longo de 50 anos, a Academia ostenta com muita ousadia, determinação e competência suas atividades, ininterruptas, difundindo e propagando em todos os quadrantes do território nacional o nome da Brejo Alegre de antanho do romancista araguarino Geraldo França de Lima, imortal da Academia Brasileira de Letras.
Foi programado para o ano, o lançamento em sua sede de diversos livros de escritores araguarinos, dentre eles de Manoel Messias, “Paixão e Amor no Campo”, ocorrido em 23 do corrente; “A Árvore da Discórdia” do professor Antônio Carlos Rodrigues; “A Terra dos Descendentes – Legião de Heróis” – de Paulo Cavanholi; Lêda Pinho – Vida e Jornalismo, da acadêmica e jornalista Lêda Pinho e tantos outros.
Segundo o presidente da entidade, Edmar César, 2019 será um ano de grandes realizações no campo das letras e das artes, ainda mais comemorando o ano do Jubileu de Ouro do Concurso Nacional de Contos e Poesias que é um dos principais projetos da entidade, pois ele representa a ALAA em âmbito local, regional, estadual e em todo o Brasil.
Nenhum comentário
Últimas Notícias
- Turismo em Minas Gerais cresce pelo 3º mês e supera média nacional seg, 2 de fevereiro de 2026
- Usina fotovoltaica avança em Uberaba seg, 2 de fevereiro de 2026
- Cresce aviação executiva em Araxá sáb, 31 de janeiro de 2026
- DA REDAÇÃO – 31 DE JANEIRO sáb, 31 de janeiro de 2026
- Dallas Mavericks e Los Angeles Lakers fazem o duelo do G3 na 4ª rodada sáb, 31 de janeiro de 2026
- Sebastião Nego leva à votação Projeto de Lei que regulamenta descarte de canetas injetáveis sáb, 31 de janeiro de 2026
- Competição começa neste domingo com seis equipes sáb, 31 de janeiro de 2026
- Com a aproximação do Carnaval, Bombeiros preparam efetivo para garantir a segurança da população sáb, 31 de janeiro de 2026
- Araguari empossa novos membros do Conselho Municipal de Políticas Culturais sáb, 31 de janeiro de 2026
- Araguari e região ficam sob alerta de chuva intensa neste final de semana sáb, 31 de janeiro de 2026
> > Veja mais notícias...
