Terça-feira, 03 de Fevereiro de 2026 Fazer o Login

Abrigo Cristo Rei elege novos gestores para o próximo biênio

sáb, 8 de dezembro de 2018 05:06

por Mel Soares

Maçonarias continuam à frente dos trabalhos

Na próxima segunda-feira, 10, às 19h30, acontece a eleição da nova composição da presidência do abrigo Cristo Rei e formação do Conselho Fiscal e demais componentes.

A instituição é administrada pelas lojas Maçônicas, as quais alternam entre os membros os trabalhos referentes a gestão do local, fundado na década de 50 por Osmundo Rodrigues da Cunha.

Instituição arrecada mensalmente o valor de 50 mil reais sendo que as despesas ultrapassam 60 mil reais

Instituição arrecada mensalmente o valor de 50 mil reais sendo que as despesas ultrapassam 60 mil reais

 

Para as atividades dos próximos dois anos, a loja Araguarina será a responsável. O sargento reformado da Polícia Militar, Marcione Luiz de Almeida, faz parte do grupo de maçons que irão compor a nova direção, que será eleita por aclamação.

“Deixei a Polícia Militar a um ano e meio, trabalhando sempre com prevenção a criminalidade, voltado à criança e adolescente e agora assumo este desafio de cuidar dos nossos idosos. Como trabalhei muito com adolescentes, vejo que a nossa geração não soube criar os filhos então, o nosso objetivo é preparar a nossa cama para o dia de amanhã. A nossa geração, infelizmente, terminará os dias nos abrigos”, destacou o futuro presidente.

Sobre as propostas de trabalho, o militar contextualiza que o tamanho da área que faz parte do abrigo, no bairro Sibipiruna, é bastante expressivo.

“Temos um patrimônio ocioso, que não tem serventia, então um dos projetos é discutir com o poder público seja com a maçonaria, seja com a sociedade em geral, para construirmos um abrigo de primeiro mundo, obedecendo regras da Vigilância Sanitária”, afirmou.

Atualmente, a instituição abriga 52 internos e o objetivo é ampliar o número possibilitando o atendimento de até 100 idosos, que não tenham condições financeiras e apoio da família. Em entrevista, o futuro presidente falou sobre a importância da parceria da comunidade com o abrigo.

“Nossos idosos estão numa fase que necessitam do apoio da comunidade, então esse é nosso objetivo e a parcela de contribuição que a maçonaria oferece é uma alternativa para ajudar a sociedade araguarina”, completou.

Além de doações, o abrigo é mantido por meio do Benefício de Prestação Continuada (BPC) aos idosos. “Nós dependemos muito do poder público e de doações. A grande maioria são pessoas acamadas que necessitam de cuidador; de acompanhamento de profissional técnico; enfermeiro; fisioterapeuta; nutricionista e isto custa caro.” A instituição arrecada mensalmente o valor de 50 mil reais sendo que as despesas ultrapassam 60 mil reais. “Isso sem considerar os direitos trabalhistas dos funcionários, oneração da folha de pagamento como tributos e impostos”, explicou.

O abrigo conta com o apoio da prefeitura que disponibiliza os serviços de funcionários como médico e fisioterapeuta. O intuito é buscar parcerias.

“Estamos com a deficiência de um recreador nem que seja para contar uma história. Essa foi uma das deficiências que encontramos e pretendemos resolver a curto prazo conseguindo parceria seja com a prefeitura ou com a própria sociedade para melhorar a qualidade de vida”.

Ao ser questionado sobre sua participação dentro do abrigo, o militar disse que colabora com o local há mais de 20 anos. “Os idosos precisam e muito, não somente da ajuda financeira, mas do companheirismo, da presença, pois há uma carência afetiva muito grande”.

Gratidão foi o sentimento relatado pelo militar ao começar a fazer parte de maneira efetiva do dia-a-dia dos idosos. “Temos que buscar um sorriso do idoso, que construiu toda uma vida e é encaminhado para o abrigo; ao chegar ele diz que não quer mais viver, mas depois de dois, três anos que você está conversando com esta pessoa, percebe que aos poucos tem conseguido resgatar essa vontade de viver”.

Composição da nova comissão do abrigo Cristo Rei

  • Presidente: Marcione Luiz de Almeida, sargento reformado da Polícia Militar
  • Vice-presidente: Alexandre Claudino, tenente reformado do Exército
  • André Dias Marsal, diretor de esportes do Pica-Pau Country Club
  • José Roberto Resende de Oliveira, advogado
  • Calimério Flávio Sousa Marques, advogado
  • Vitor Luciano de Oliveira, advogado
  • Edvar José Alves, comerciante
  • André Luiz Stangl Risse, coronel reformado do Exército
  • Márcio Antônio Pereira Noronha, empresário
  • Dhiosney Andrade, vereador

 

Nenhum comentário

Deixe seu comentário: