Segunda-feira, 02 de Fevereiro de 2026 Fazer o Login

Aumenta o número de casos suspeitos de Coronavírus em Araguari

sex, 13 de março de 2020 05:16

Da Redação

Araguari registrou dois novos casos suspeitos de coronavírus (Covid-19), conforme boletim divulgado pela Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) na última quarta-feira, 11. Assim, o município passa a ter quatro notificações da doença respiratória que vem causando temor no mundo todo. Em entrevista, o secretário de Saúde Guilherme Afonso, ressaltou que as duas pessoas estiveram no mesmo voo que saiu de Portugal e retornaram ao município no dia 3 de março.

Boletim epidemiológico divulgado pela SES-MG informou mais dois casos suspeitos de Coronavírus em Araguari

Boletim epidemiológico divulgado pela SES-MG informou mais dois casos suspeitos de Coronavírus em Araguari

 

“As pacientes são do sexo feminino, sendo uma de 56 anos e a outra de 60. Elas ainda não haviam apresentado qualquer tipo de sintoma. Ao saber que também haviam chegado ao município recentemente, a secretaria de Saúde notificou as duas, mas não foi necessária a internação hospitalar. Assim como os primeiros pacientes, elas se encontram em isolamento domiciliar uma vez que estão bem e a situação é estável. A secretaria por meio da Vigilância Epidemiológica está acompanhando os casos e aguarda o resultado dos exames,” afirmou o secretário.

Diante disso, todas as pessoas próximas dos pacientes também foram devidamente orientadas quanto aos cuidados que devem ser tomados. Caso a situação evolua para um quadro gripal com os sintomas característicos de Coronavírus, a orientação é procurar uma Unidade de Saúde mais próxima. Guilherme Afonso ressaltou ainda que o município está ciente de tudo que pode e está acontecendo e todos os protocolos estão sendo seguidos rigorosamente.

“Enquanto não há nenhum caso confirmado na cidade, vamos continuar monitorando e organizando a rede de atendimento. Estamos acionando os hospitais da cidade, a fim de obter apoio caso haja necessidade de internações, bem como, a sociedade civil e demais entes do município. Uma reunião será marcada para a próxima semana, a fim de discutirmos as ações que serão realizadas principalmente no que se refere à mídia e divulgação, visando a prevenção. ”

Além disso, nesta sexta-feira, 13, deverá acontecer uma reunião com toda a rede da saúde municipal. Na oportunidade, será analisada a possibilidade de serem paralisados alguns serviços que não são considerados urgentes para priorizar internações dos casos graves da doença. “Assim, toda a rede da saúde estará preparada para atender os casos que possam surgir nas próximas semanas. Diante disso, também chamamos a atenção da comunidade, pois, precisamos estabelecer uma cultura forte de prevenção. Esse trabalho começou a ser realizado nos postos de saúde dos bairros, mas precisamos do apoio de todos para evitar novos casos da doença, ” completou.

Manter a higiene das mãos e da face está entre as principais recomendações para evitar a transmissão. Lavar sempre as mãos e passar álcool em gel e se estiver conversando com alguém que tiver algum resfriado, manter uma distância de aproximadamente um metro. Após a divulgação dos novos casos, os araguarinos usaram suas redes sociais para chamar a atenção dos gestores municipais e autoridades políticas, quanto à saúde pública. A principal preocupação é quanto a possível falta de leitos do SUS (Sistema Único de Saúde) para internações caso seja necessário.

Segundo apurou a reportagem, pacientes estão sendo monitorados em pelo menos 22 municípios de várias regiões do Estado. De acordo com a SES-MG, 279 casos foram registrados e analisados com base no Plano de Contingência do Ministério da Saúde e do Estado de Minas Gerais junto ao Centro de Informações e Estratégias em Vigilância da Saúde (CIEVS). Destes, 260 casos seguem em investigação e apenas um foi confirmado até o momento.

A tabela de distribuição mostra ainda que Belo Horizonte tem o maior número de registros no Estado, totalizando 94 em investigação. Outros sete foram descartados. Uberlândia aparece logo em seguida com 21 casos suspeitos e três descartados após a realização dos exames. Conforme o assessor técnico da secretaria municipal de Saúde de Uberlândia, Clauber Lourenço, todos os pacientes hospitalizados são isolados e quem vai para casa é orientado a permanecer na residência e a tomar os devidos cuidados. O município de Contagem figura em terceiro lugar com 15 casos em investigação e Juiz de Fora com nove suspeitas.

No Brasil, 52 pessoas estão com a doença. São Paulo é o estado com o maior número de casos confirmados, com 30 pacientes diagnosticados até o último boletim. No dia 9 de março, a Organização Mundial da Saúde declarou pandemia de Covid-19, infecção provocada pelo vírus.

Histórico

Os primeiros casos da doença surgiram na China, com o primeiro alerta para a doença dado pela OMS em 31 de dezembro de 2019. Em todo o mundo, são mais de 118 mil casos confirmados da doença e 4.291 mortes.

Confira a lista das 14 principais cidades que têm moradores com suspeita de Covid-19. Outras 31 cidades apresentam um ou dois casos aguardando confirmação.

  • Belo Horizonte: 94
  • Uberlândia: 21
  • Contagem: 15
  • Juiz de Fora: 9
  • Nova Lima: 8
  • Varginha: 7
  • São João Del Rei: 6
  • Betim: 5
  • Divinópolis: 5
  • Ipatinga: 5
  • Araguari: 4
  • Sete Lagoas: 4
  • Três Corações: 4
  • Uberaba: 3

Nenhum comentário

Deixe seu comentário: