PM de Meio Ambiente divulga balanço final da Operação Piracema
ter, 3 de março de 2020 05:44Da Redação
Devido ao empenho dos militares e a conscientização da população, o número de ocorrências tem diminuído em Araguari e região
As restrições da Piracema – período conhecido pela reprodução dos peixes — terminaram no dia 28 de fevereiro. Durante três meses, muitos pescadores aproveitam para capturá-los facilmente, entretanto, a pesca é prejudicial uma vez que pode impactar diretamente na reprodução de várias espécies como, por exemplo, nativas, como mandi, piau, barbado, curimba, pintado, traíra e lambari.

Foram realizadas blitzen em rodovias e locais determinados para evitar o transporte de apetrechos de pesca sem registro ou proibidos
Para coibir a pesca predatória e demais atos ofensivos à legislação ambiental, a equipe do 2º Pelotão de Meio Ambiente promoveu diversas ações voltadas à fiscalização e orientação de pescadores, por meio do patrulhamento aquático com embarcação. Também foram realizadas blitzen em rodovias e locais determinados para evitar o transporte de apetrechos de pesca sem registro ou proibidos. Devido ao empenho dos militares, o número de ocorrências tem diminuído em Araguari e região.
De acordo com o comandante do Pelotão, tenente Sérgio Quirino, durante a Piracema 2019/2020 não houve prisão ou crime registrado pela equipe. “Estamos surpresos, pois, não tivemos infrações, crimes ou a apreensão de pescados durante todo o período. Fizemos apenas o recolhimento de redes encontradas as margens de rios e reservatórios, mas sem a identificação de autoria. Foi um período de defeso muito tranquilo e também não tivemos denúncia durante as operações realizadas em toda a região.”
Segundo destacou, desde 2017 tem sido observada uma redução na incidência criminal no tocante à Piracema. Para o militar isso se deve ao trabalho realizado em conjunto. “A cada ano que passa, temos registrado um número menor de ocorrências e apreensões, principalmente devido ao empenho dos nossos militares, à conscientização da população e ao trabalho de divulgação que é realizado pela imprensa local, que tem nos ajudado bastante. Por isso aproveito para agradecer a todos pelo envolvimento e apoio, pois, estamos conseguindo entregar um trabalho de prevenção com ótimos resultados.”
O 2º Pelotão é responsável pela fiscalização nas represas: Emborcação, Miranda, Capim Branco I, Capim Branco II e represa de Itumbiara. Após a Piracema, a prática da pesca volta a ser realizada normalmente, de acordo com a legislação. Tanto os peixes nativos (piau, mandi, barbado, traíra, pintado, lambari) e os peixes exóticos (tucunaré, tilápia, zoiudo, branquinha, piranha preta, bagre africano, carpa, black bass, pintachara, tambacú, peixe-rei, corvina e apaiarí e tambaqui) podem ser capturados, mas é preciso observar a quantidade, tamanho, local de captura e método utilizado (aparelho de pesca). “As espécies que estiveram proibidas na Piracema podem ser capturadas a partir deste mês, no entanto, ainda existe uma quantidade máxima e o tamanho do peixe que devem ser respeitados. Para cada peixe, existe um tamanho determinado por lei, então, é necessário que a pessoa se informe antes de pescar.”
Existe uma tabela que informa o tamanho de cada peixe por espécie e, caso o pescador tenha dúvidas, pode obter informações no Pelotão através dos telefones (34) 3241-5090 ou 3241-5513. Os militares também continuam atentos à comercialização em supermercados, açougues e outros estabelecimentos para verificar se a atividade é executada de acordo com a lei. É sempre importante lembrar que para pescar, transportar o material de pesca e o pescado é obrigatório ter a licença emitida pelo órgão competente.
Nenhum comentário
Últimas Notícias
- Cresce aviação executiva em Araxá sáb, 31 de janeiro de 2026
- DA REDAÇÃO – 31 DE JANEIRO sáb, 31 de janeiro de 2026
- Dallas Mavericks e Los Angeles Lakers fazem o duelo do G3 na 4ª rodada sáb, 31 de janeiro de 2026
- Sebastião Nego leva à votação Projeto de Lei que regulamenta descarte de canetas injetáveis sáb, 31 de janeiro de 2026
- Competição começa neste domingo com seis equipes sáb, 31 de janeiro de 2026
- Com a aproximação do Carnaval, Bombeiros preparam efetivo para garantir a segurança da população sáb, 31 de janeiro de 2026
- Araguari empossa novos membros do Conselho Municipal de Políticas Culturais sáb, 31 de janeiro de 2026
- Araguari e região ficam sob alerta de chuva intensa neste final de semana sáb, 31 de janeiro de 2026
- CANTINHO DO MÁRIO – 31 DE JANEIRO sáb, 31 de janeiro de 2026
- Prefeitura de Romaria reforça compromisso com a cultura e turismo no Carna Roma 2026 sáb, 31 de janeiro de 2026
> > Veja mais notícias...
