Segunda-feira, 02 de Fevereiro de 2026 Fazer o Login

Assembleia decide pela continuidade da greve em escolas estaduais

sáb, 29 de fevereiro de 2020 05:06

Da Redação

O Sindicato Único dos Trabalhadores em Educação de Minas Gerais (SindUTE/MG) subsede Araguari, realizou uma assembleia nesta quinta-feira, 27, para discutir a adesão à greve das escolas da rede pública de ensino do município. Conforme informações divulgadas na mídia social do sindicato, Araguari atingiu mais de 85% dos trabalhadores em Educação da rede estadual. Ao todo, 11 escolas do município aderiram à greve.

Assembleia foi realizada no intuito de debater situação de greve

Assembleia foi realizada no intuito de debater situação de greve

 

Os trabalhadores se posicionam contrários ao cumprimento da Lei do Piso Salarial Nacional da Educação, a qual teve um reajuste este ano de 12,84%. Entre as reivindicações da categoria estão: o pagamento de todo 13° salário de 2019, uma vez que 30% da classe ainda não foram contempladas com o abono; a aplicação do mínimo de 25% dos recursos tributários do Estado na Educação e o pagamento do piso nacional dos professores. Além disso, os funcionários pedem isonomia de tratamento por parte do governo de Minas. Os educadores também solicitam a interrupção de políticas que, de acordo com o sindicato, dificultam o acesso à educação – como sistema de pré-matrículas online, plano de atendimento, fusão de turmas, demora na publicação das remoções e resolução de designação.

Em nota anterior, a Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE-MG) disse respeitar o direito de greve dos servidores e que tem mantido diálogo franco e aberto com os representantes sindicais. Ainda de acordo com a pasta, até o momento, 70% dos servidores da Educação receberam o 13º salário integral e para concluir o pagamento, bem como, pôr fim ao parcelamento de salários por seis meses, o governo do Estado conta com a operação financeira do nióbio. Ainda sobre o 13º, no dia 3 de fevereiro o governo de Minas Gerais anunciou que o pagamento será realizado até março de 2020.

Ainda de acordo com a SEE-MG, a remuneração inicial na rede estadual é de R$ 2.135,64 para a carga horária vigente de 24 horas semanais. Considerando a proporcionalidade sobre o valor do vencimento básico, equivale a R$ 3.304,23 para uma jornada de 40 horas, atendendo à legislação nacional.

Escolas em greve em Araguari

  • – E.E. Artur Bernardes: greve total
  • – E.E. Coronel Lindolfo Rodrigues da Cunha: greve total
  • – E.E. Katy Belém: greve total
  • – E.E. Dona Eleonora Pieruccetti: greve no turno matutino e parcial no vespertino
  • – E.E. Rainha da Paz: greve no turno vespertino e três professores do matutino
  • – E.E. Raul Soares: greve total
  • – E.E. Professor Antônio Marques: greve total
  • – E.E. Padre Damião: greve total
  • – E.E. Madre Maria Blandina (Polivalente): greve total
  • – E.E. Isolina França Soares: dois professores em greve
  • – E.E. José Carneiro da Cunha: greve parcial

Nenhum comentário

Deixe seu comentário: