Assembleia decide pela continuidade da greve em escolas estaduais
sáb, 29 de fevereiro de 2020 05:06Da Redação
O Sindicato Único dos Trabalhadores em Educação de Minas Gerais (SindUTE/MG) subsede Araguari, realizou uma assembleia nesta quinta-feira, 27, para discutir a adesão à greve das escolas da rede pública de ensino do município. Conforme informações divulgadas na mídia social do sindicato, Araguari atingiu mais de 85% dos trabalhadores em Educação da rede estadual. Ao todo, 11 escolas do município aderiram à greve.

Assembleia foi realizada no intuito de debater situação de greve
Os trabalhadores se posicionam contrários ao cumprimento da Lei do Piso Salarial Nacional da Educação, a qual teve um reajuste este ano de 12,84%. Entre as reivindicações da categoria estão: o pagamento de todo 13° salário de 2019, uma vez que 30% da classe ainda não foram contempladas com o abono; a aplicação do mínimo de 25% dos recursos tributários do Estado na Educação e o pagamento do piso nacional dos professores. Além disso, os funcionários pedem isonomia de tratamento por parte do governo de Minas. Os educadores também solicitam a interrupção de políticas que, de acordo com o sindicato, dificultam o acesso à educação – como sistema de pré-matrículas online, plano de atendimento, fusão de turmas, demora na publicação das remoções e resolução de designação.
Em nota anterior, a Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE-MG) disse respeitar o direito de greve dos servidores e que tem mantido diálogo franco e aberto com os representantes sindicais. Ainda de acordo com a pasta, até o momento, 70% dos servidores da Educação receberam o 13º salário integral e para concluir o pagamento, bem como, pôr fim ao parcelamento de salários por seis meses, o governo do Estado conta com a operação financeira do nióbio. Ainda sobre o 13º, no dia 3 de fevereiro o governo de Minas Gerais anunciou que o pagamento será realizado até março de 2020.
Ainda de acordo com a SEE-MG, a remuneração inicial na rede estadual é de R$ 2.135,64 para a carga horária vigente de 24 horas semanais. Considerando a proporcionalidade sobre o valor do vencimento básico, equivale a R$ 3.304,23 para uma jornada de 40 horas, atendendo à legislação nacional.
Escolas em greve em Araguari
- – E.E. Artur Bernardes: greve total
- – E.E. Coronel Lindolfo Rodrigues da Cunha: greve total
- – E.E. Katy Belém: greve total
- – E.E. Dona Eleonora Pieruccetti: greve no turno matutino e parcial no vespertino
- – E.E. Rainha da Paz: greve no turno vespertino e três professores do matutino
- – E.E. Raul Soares: greve total
- – E.E. Professor Antônio Marques: greve total
- – E.E. Padre Damião: greve total
- – E.E. Madre Maria Blandina (Polivalente): greve total
- – E.E. Isolina França Soares: dois professores em greve
- – E.E. José Carneiro da Cunha: greve parcial
Nenhum comentário
Últimas Notícias
- Cresce aviação executiva em Araxá sáb, 31 de janeiro de 2026
- DA REDAÇÃO – 31 DE JANEIRO sáb, 31 de janeiro de 2026
- Dallas Mavericks e Los Angeles Lakers fazem o duelo do G3 na 4ª rodada sáb, 31 de janeiro de 2026
- Sebastião Nego leva à votação Projeto de Lei que regulamenta descarte de canetas injetáveis sáb, 31 de janeiro de 2026
- Competição começa neste domingo com seis equipes sáb, 31 de janeiro de 2026
- Com a aproximação do Carnaval, Bombeiros preparam efetivo para garantir a segurança da população sáb, 31 de janeiro de 2026
- Araguari empossa novos membros do Conselho Municipal de Políticas Culturais sáb, 31 de janeiro de 2026
- Araguari e região ficam sob alerta de chuva intensa neste final de semana sáb, 31 de janeiro de 2026
- CANTINHO DO MÁRIO – 31 DE JANEIRO sáb, 31 de janeiro de 2026
- Prefeitura de Romaria reforça compromisso com a cultura e turismo no Carna Roma 2026 sáb, 31 de janeiro de 2026
> > Veja mais notícias...
