Domingo, 01 de Fevereiro de 2026 Fazer o Login

Projetos são aprovados durante sessão ordinária

qua, 19 de fevereiro de 2020 05:23

Da Redação

Após apreciação das proposições apresentadas durante a sessão ordinária desta terça-feira, 18, os edis se reuniram para a votação dos projetos. Na ocasião, 11 foram aprovados por unanimidade pelos 14 vereadores presentes.

Foram apresentados os Projetos de Decreto Legislativo de números 015/2019, 007/2020, 008/2020, 010/2020, 011/2020, 012/2020 e 014/2020. Estes tratam de concessões de Diplomas de Honra ao Mérito a empresas e cidadãos que se destacaram de alguma maneira na comunidade araguarina. Além deles, ainda foram apreciados os Projetos de Lei 015 e 017 e os Projetos de Lei Complementares 001 e 002, com pedido de vista para seis dias.

Uma das proposições aprovadas se trata do Projeto de Lei que institui o programa Jovem Aprendiz Câmara no âmbito do poder Legislativo de Araguari. A proposta é destinada à formação técnico-profissional metódica de adolescentes e jovens, desenvolvido por meio de atividades teóricas e práticas, organizadas em tarefas de complexidade progressiva em ambiente de trabalho, colocadas em prática através de contrato de aprendizagem.

De acordo com o vereador proponente- Wesley Lucas Mendonça (PPS) –  é dever de todos se esforçar ao máximo para oportunizar a entrada do jovem no mercado de trabalho. Diante disso, o PL visa reduzir a verba indenizatória, de maneira que o investimento seja direcionado para a criação de 18 vagas de jovem aprendiz com exercício na Câmara Municipal.

Após a votação, o PL será enviado à Procuradoria Geral da Câmara e também ao departamento de Licitação, no intuito de providenciar o trâmite legal para a contratação de uma instituição que faça o gerenciamento e a formação desses jovens.

“Tenho a convicção de que, se o jovem estiver nesses lugares, a tendência de ele ter um futuro melhor é muito grande. Onde há um jovem em um evento de igreja, em um curso, sala de aula, praticando um esporte, ou trabalhando, é um jovem a menos no mundo das drogas. Digo ainda que, grande parte que pertence ao programa Jovem Aprendiz quando chega a uma empresa, se for bom, poderá ser contratado”.

Em oportunidade anterior o vereador falou sobre o apoio do promotor Felipe Gomes Araújo, da Curadoria da Infância e da Juventude, o qual ainda sugeriu que não apenas a Câmara Municipal, mas que os demais órgãos possam aderir a este projeto e dar oportunidades aos jovens. Por sugestão do Ministério Público, será organizada uma audiência pública no Legislativo no intuito de debater este assunto junto às instituições.

1 Comentário

  1. darciano disse:

    sem querer ser agourento, na nossa empresa so apareceu o desastre aprendiz,dependendo do resultado, vou ter que buscar alguns em Araguari

Deixe seu comentário: