Segunda-feira, 02 de Fevereiro de 2026 Fazer o Login

Prazo para fazer biometria e regularizar situação com a Justiça Eleitoral se estende até maio

sáb, 8 de fevereiro de 2020 05:36

Da Redação

Os araguarinos precisam estar atentos a certas datas do Calendário Eleitoral para participar das eleições de 2020. Um dos prazos importantes previstos pelo documento é o fechamento do cadastro eleitoral. Diante disso, os eleitores têm até o dia 6 de maio para fazer o cadastramento biométrico e regularizar sua situação com a Justiça Eleitoral. Após essa data, serão iniciados os procedimentos pertinentes para a concretização das eleições que acontecem em outubro deste ano.

Eleitor não deve deixar para última hora o cadastramento biométrico

Eleitor não deve deixar para última hora o cadastramento biométrico

 

Em entrevista, o chefe da 16ª Zona Eleitoral, Fernando Guetti, ressaltou que os eleitores precisam ficar atentos. “Ao deixar para o prazo final, os eleitores poderão enfrentar filas e isso gera certos transtornos àqueles que precisam do serviço. É importante ressaltar que as irregularidades no documento podem, por exemplo, impedir que seja feita inscrição em instituições de ensino, confecção de passaporte e CPF, inscrição em concurso público ou até ser cancelado o Título de Eleitor. Os devidos serviços retornam após serem finalizados os procedimentos das eleições que se estendem até o mês novembro.”

O Cartório Eleitoral de Araguari funciona de segunda à sexta-feira, das 12 às 18h. A unidade está localizada na rua Doutor Afrânio, 124, Centro e para informações, os eleitores também podem entrar em contato pelo número (34) 3242-2277. Segundo Fernando Guetti, para fazer o cadastro é necessário que o eleitor leve um documento de identificação com foto, comprovante de endereço, Título Eleitoral, CPF e comprovante de quitação com o serviço militar (para os eleitores do sexo masculino, maiores de 18 anos, que estiverem fazendo o documento pela primeira vez).

Sobre a procura pelo serviço, o chefe do Cartório ressaltou que a demanda aumentou. Assim, para atender os eleitores foi firmado um Termo de Convênio com a prefeitura, que disponibilizou três estagiários para auxiliar o serviço que é feito na unidade. “Chamamos a população para fazer o cadastramento biométrico e demais serviços, como a atualização de dados para garantir a votação durante as eleições. Os estagiários estão compondo nossa equipe, realizando os atendimentos necessários e temos à disposição 10 guichês de atendimento. A intenção também é realizar plantões aos finais de semana para atender à população. A previsão é de que essa mobilização aconteça em abril.”

Durante o atendimento, o cadastro é preenchido com informações pessoais e também com os dados biométricos do eleitor, inclusive nas cidades em que o cadastramento biométrico ainda não é obrigatório. O eleitor ainda terá a oportunidade de escolher o local em que deseja votar, conforme disponibilidade de vagas. Em Araguari, o eleitorado apto a votar no município é de 87.292. Conforme informações do Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais, o eleitorado com biometria atualizado até a tarde desta sexta-feira, 7, é de 26.068 ou seja, 29,86% do total.

O TRE-MG informou ainda que não há prazo definido para a conclusão do cadastramento. Sendo assim, não é obrigatório em 594 municípios, no entanto, a vantagem de se realizar o procedimento mesmo quando ele não é obrigatório é que o eleitor se adianta, pois a meta da Justiça Eleitoral é que nas Eleições 2022 a identificação de todos seja apenas a biométrica.  Quem estiver em dúvida sobre sua situação pode consultar com facilidade no Portal do TSE. Basta digitar nome completo e data de nascimento.

Para as eleições deste ano, a biometria será obrigatória em 259 cidades. Assim, durante o mês de fevereiro, cartórios de várias cidades que estão passando pelo processo de recadastramento biométrico obrigatório terão atendimento ao público neste sábado, 8. Eleitores de municípios como Ribeirão das Neves, Sabará, Santa Luzia e Nova Lima, na região metropolitana de BH, e Sete Lagoas, Juiz de Fora e Montes Claros, no interior do estado, podem utilizar o plantão para fazer a biometria. Alguns municípios do interior também funcionarão no dia 9 de fevereiro.

Biometria em Minas

A biometria chegou a Minas Gerais em 16 de novembro de 2009, nas cidades de Curvelo, Pará de Minas, Ponte Nova e São João Del Rei, como revisão biométrica obrigatória. As eleições de 2010 foram as primeiras com votação biométrica no Estado. Na ocasião, a novidade chamou a atenção de alguns países e delegações do Congo e de países do Mercosul (Argentina, Paraguai e Uruguai) foram a Pará de Minas acompanhar o funcionamento da primeira eleição biométrica no Estado.

A sexta fase do projeto da biometria começou no primeiro semestre de 2019. Entre fevereiro e junho, 175 municípios iniciaram a etapa obrigatória do recadastramento. Desses, 61 encerraram o procedimento no dia 10 de outubro. Dois terminaram a revisão em 29 de novembro; 50 municípios finalizaram em 17 de dezembro e outros 62  terminarão no próximo dia 6 de março.

 

1 Comentário

  1. Anônimo disse:

    Eu já fiz a biometria ano passado, mas, a primeira vez fui apesar que não levei os xerox o atendente disse que aqui em Araguari não era obrigatório para 2020. Provavelmente é porque já eram dezessete horas e já estavam preocupados em protocolar.

Deixe seu comentário: