Segunda-feira, 02 de Fevereiro de 2026 Fazer o Login

Moradores reclamam do lixo depositado ao lado da URPV instalada no bairro Fátima

sex, 31 de janeiro de 2020 05:11

Da Redação

As Unidades de Recebimento de Pequenos Volumes (URPVs) instaladas em Araguari são equipamentos públicos destinados a receber entulho, resíduos de construção civil, sobras de podas de árvores, terra, materiais recicláveis, colchões e móveis velhos. Entretanto, o material recebido que deveria ser separado em caçambas e recolhido regularmente pela prefeitura está espalhado em um terreno ao lado unidade situada à rua Jacyr G. da Silva esquina com Acácio Diniz Póvoa.

Moradores tem registrado a situação que chama a atenção, uma vez que o terreno está localizado em frente a uma escola municipal e, diariamente grande número de crianças, funcionários da instituição de ensino e demais trabalhadores circulam pelo local. “Não é uma paisagem bonita para quem passa pelo bairro e a situação é um risco à saúde dos nossos filhos e moradores das proximidades, pois, entre o lixo que está depositado na URPV pode haver animais peçonhentos. A água parada nos objetos pode ainda ser um criadouro do mosquito da dengue,” afirmou um morador.

Ao verificar a situação, o secretário encontrou o lixo que havia sido descartado ao lado da URPV

Ao verificar a situação, o secretário encontrou o lixo que havia sido descartado ao lado da URPV

 

Em Araguari foram instaladas cinco URPVs que recebem mais de 1.300 toneladas de descartes de pequenos volumes. O limite diário é de 2m³ por viagem. Os locais são de responsabilidade da secretaria de Serviços Urbanos, a qual encaminha um relatório mensal de recebimento de materiais à secretaria de Meio Ambiente. Diante do problema, a reportagem entrou em contato com o secretário de Serviços Urbanos Cândido Costa Arruda que afirmou ter ido até o local durante a tarde desta quinta-feira, 30, a fim de verificar a situação.

Segundo ele, a unidade está em pleno funcionamento e de fato o lixo estava no local. “O entulho que estava ao lado da URPV foi depositado após expediente do dia anterior. A prática também é feita aos domingos, quando não há funcionamento, mas todo o lixo é retirado no expediente próximo e colocado dentro da URPV para ser selecionado. Não é a prática correta de descarte, mas as pessoas preferem fazer assim, para ser recolhido posteriormente,” explicou o secretário.

Conforme ressaltou, o trabalho de limpeza continua sendo feito e, para isso, conta ainda com a participação da comunidade. “O apoio da população neste processo é de suma importância, por isso temos cinco pontos de URPVs. São esses pontos que nos auxiliam para manter a cidade limpa.”

O contribuinte que desejar descartar algum material deve procurar a URPV mais próxima de segunda à sexta-feira das 7h30 às 11h30 e das 13 às 17h30. As unidades estão instaladas nos seguintes endereços: URPV Sibipiruna (rua Mardem Barbosa esquina com travessa 33); URPV Millenium (rua Pernambuco esquina com a rua Antônio Faria); URPV Fátima (rua Jacyr G. da Silva esquina com Acácio Diniz Póvoa); URPV Maria Eugênia (alameda Eugênio Nasciutti, número 700) e URPV Independência (rua Alvorada, número 775).

O programa foi criado em 2016 e oferece a possibilidade de entregar os materiais de forma gratuita, ou através da contratação de um carroceiro. Esse material é separado em caçambas e recolhido pela prefeitura. Após isso é realizada a triagem para destino dos rejeitos, que são encaminhados para o aterro sanitário ou para uma das duas Estações de Reciclagem de Entulho. Nessa última os resíduos podem novamente ser reintroduzidos na cadeia da construção civil.

Nenhum comentário

Deixe seu comentário: